Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Governo proíbe transporte de combustíveis aos domingos e feriados

30 ago, 2019 - 11:47 • Redação

Novo diploma prevê, no entanto, que antes, durante e depois de uma greve a circulação se possa fazer quase sem restrições. A legislação entrará em vigor em 2020.

A+ / A-

Está publicada a portaria que limita a circulação de camiões que transportem mercadorias perigosas, aos fins-de-semana e feriados nacionais.

De acordo com o diploma, entre as 0 00h00 e as 24h00 destes dias está proibida a circulação destes veículos em toda a rede viária pública nacional.

A nova legislação entrará em vigor em 2020.

O mesmo documento prevê que durante a semana e nas entradas de Lisboa e Porto passa a ser proibida a circulação destes veículos entre as 7h00 e as 10h00. O diploma lista ainda várias regras específicas nalguns pontos do país. Em Lisboa, por exemplo, a circulação na Ponte 25 de Abril apenas é permitida de madrugada, entre as 2h00 e as 5h00.

Já a circulação nos túneis rodoviários é restringida em função da respetiva categoria de túnel.

A nova portaria proíbe transporte de matérias perigosas em domingos e feriados, mas o Governo aproveita para criar uma nova exceção: antes, durante e depois de uma greve quase não há restrições.

Segundo o artigo 7.º da portaria, estas restrições não se aplicarão nos três dias que antecedem o início de uma greve que afete a distribuição de combustíveis e durante toda a duração da greve até à sua conclusão e incluindo o tempo necessário para reposição da normalidade.

Mais, o Governo impôs ainda como períodos onde as exceções não se aplicarão durante os períodos “em que vigore a situação de alerta” ou uma “situação de crise energética”, tal como se verificou nas últimas paralisações de motoristas de matérias perigosas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+