Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE2024. Governo prevê 1,5 milhões de euros para Entidade da Transparência

24 out, 2023 - 17:29 • Lusa

Aprovada pelo parlamento em 2019, para fiscalizar rendimentos, património e interesses de titulares de cargos políticos e altos cargos públicos, ainda não iniciou funções.

A+ / A-

O Governo prevê, no âmbito do Orçamento do Estado para 2024, uma verba de 1,5 milhões de euros para a Entidade para a Transparência, valor que se mantém igual ao deste ano e do ano passado.

Os deputados da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados aprovaram nesta terça-feira um parecer setorial relativo à proposta de Orçamento do Estado para 2024, no qual se refere que no orçamento do Tribunal Constitucional, inscrito nos encargos gerais do Estado, "está prevista uma verba de 1,5 milhões de euros para a Entidade para a Transparência".

A relatora, deputada Sara Madruga da Costa (PSD), refere que este valor concreto não consta "expressamente de nenhum dos mapas anexos" à proposta de lei do Governo, mas sim do mapa relativo ao desenvolvimento das receitas e despesas dos serviços da administração central, o qual se encontra disponível no "site" da Direção-Geral do Orçamento".

O documento aprovado nesta terça-feira pela Comissão da Transparência indica igualmente que a suficiência das verbas para a Entidade "deverá ser apurada junto do senhor presidente do Tribunal Constitucional e/ou da senhora presidente da Entidade para a Transparência".

A criação da Entidade para a Transparência foi aprovada pelo parlamento em 2019, mas este organismo - que vai fiscalizar as declarações únicas de rendimentos, património e interesses dos titulares de cargos políticos e altos cargos públicos - ainda não iniciou funções.

O parecer refere que as verbas alocadas à Entidade para a Transparência mantêm-se iguais ao que foi orçamentado para este ano e também para 2022.

No Orçamento do Estado para 2020, estava prevista uma verba de 1,5 milhões de euros para a Entidade, além de uma verba adicional de 315 mil euros (para os serviços próprios do Tribunal Constitucional) destinada à sua instalação.

Em 2021, a verba prevista para a Entidade para a Transparência foi de 1,8 milhões de euros.

Na semana passada, também em reunião da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados, vários partidos lamentaram a demora na entrada em funcionamento da Entidade para a Transparência, assinalando que, quatro anos depois de ter sido aprovada, ainda não iniciou funções.

A proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2024 vai ser discutida na generalidade em plenário nos dias 30 e 31 de outubro. A votação final global está agendada para o dia 29 de novembro.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+