A+ / A-

Mau tempo

Temporal de verão faz dezenas de inundações em Viseu e Elvas

26 ago, 2019 - 18:10 • João Pedro Barros com Lusa

Uma estrada chegou a ser cortada na cidade. Altice reforça equipas para recuperar danos provocados pelas trovoadas sentidas no Norte e Centro do país, durante a madrugada.

A+ / A-

Cerca de uma hora de chuva intensa, entre as 16h00 e as 17h00 desta segunda-feira, em Viseu, obrigou os bombeiros a 22 intervenções devido a inundações, nomeadamente no centro da cidade. Mais a sul, em Elvas, o temporal de verão provocou mais de 20 inundações em habitações e vias públicas, tendo desalojado uma idosa.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Viseu confirmou à Renascença que chegou a ser cortada uma estrada, entre o centro comercial Palácio do Gelo e a freguesia de Repeses, mas a situação já se encontra normalizada.

A chuva forte, pouco habitual em agosto, provocou ainda dificuldades junto ao tribunal da cidade e na entrada do parque da feira, tudo situações que fonte do CDOS garantiu serem “normais” quando chove com mais intensidade. Param além de dificuldades na circulação rodoviária, não há registo de danos materiais avultados.

VIseu é um dos cinco distritos do continente que está sob aviso laranja - o segundo mais grave de uma escala de quatro e que indica situação meteorológica de risco moderado a elevado -, devido à chuva e trovoada. Também Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco estão em alerta.

Chuva forte provocou mais de 20 inundações e desalojou idosa em Elvas

A chuva intensa também atingiu a cidade de Elvas, no distrito de Portalegre. Provocou mais de 20 inundações em habitações e vias públicas, tendo desalojado uma idosa, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

A fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre indicou que entre as 8h00 e as 10h00 de hoje foram registadas nove inundações, tendo ocorrido 14 entre as 15h00 e as 19h00.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Tiago Bugio, indicou à Lusa que uma mulher, de 76 anos, residente no centro histórico, ficou desalojada, tendo sido assistida na habitação e posteriormente transportada para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Tiago Bugio adiantou que a mulher vai ser realojada em casa de familiares, tendo a situação sido participada à Segurança Social, que "vai encaminhar a senhora para uma instituição".

"Há uma habitação no centro histórico em que a água subiu cerca de um metro, tendo danificado totalmente o recheio", referiu o comandante dos bombeiros, acrescentando que "em outras casas a água atingiu entre 10 centímetros e meio metro".

Segundo Tiago Bugio, a trovoada que se registou hoje de manhã em Elvas provocou um corte de eletricidade em várias zonas da cidade, situação que foi resolvida provisoriamente, através de geradores, e as artérias afetadas já têm iluminação.

Foram mobilizados para estas ocorrências, de acordo com o comandante dos bombeiros, 36 operacionais da corporação de Elvas, apoiados por oito veículos e elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil, além da PSP.

Segundo o CDOS, ocorreu ainda hoje de manhã uma inundação numa habitação em Portalegre e foram registadas duas quedas de árvores nos concelhos de Arronches e do Crato.

Altice declara “guerra” ao mau tempo

A Altice Portugal "reforçou as suas equipas no terreno", nomeadamente no Norte e Centro, regiões mais afetadas pelas trovoadas, durante o dia de domingo e esta madrugada, anunciou esta segunda-feira a dona da Meo.

De acordo com a empresa, o mau tempo provocou danos nas redes da Altice Portugal, que recuperou 50% dos 'sites' móveis.

"Largas dezenas de operacionais, técnicos e elementos de ligação da Altice Portugal estão no terreno desde o dia de ontem [domingo] a proceder a trabalhos de reposição das comunicações, que evoluem já de forma muito positiva, tendo permitido, em poucas horas, a recuperação de vários 'sites' da rede móvel nacional e a reposição de serviço de vários milhares de clientes", refere a empresa, em comunicado.

No domingo, "a Altice Portugal chegou a ter cerca de 200 'sites' móveis afetados, na maioria dos casos devido à quebra no fornecimento de energia".

Na rede fixa, há "registo de clientes afetados, sobretudo nas regiões Norte e Centro, sendo que os serviços já estão a ser repostos. As equipas da Altice Portugal têm tido especial enfoque nos distritos mais afetados: Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Braga, Porto e Portalegre", segundo a informação divulgada.

A empresa refere ainda que "foi aberta uma 'war room' na sede da Altice Portugal onde o trabalho das equipas no terreno e a reposição das ligações é monitorizada a todo o momento por uma equipa multidisciplinar".

[notícia atualizada às 21h17]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    26 ago, 2019 Funchal 18:30
    Deus perdoa sempre. O Homem às vezes e a natureza nunca.

Destaques V+