Migrantes

Médicos Sem Fronteiras descrevem cenário crítico a bordo do “Ocean Viking”

Migrantes

Médicos Sem Fronteiras descrevem cenário crítico a bordo do “Ocean Viking”

Tempo
|
Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

23 ago, 2019 - 09:30 • Redação

Navio resgatou 365 migrantes ao largo da Líbia. Organização diz que a situação se deteriora todos os dias e defende o desembarque imediato num local seguro.

A+ / A-

Há mais um navio no Mediterrâneo com migrantes à espera de atracar na Europa. O “Ocean Viking” resgatou mais de 350 pessoas ao largo da Líbia e está há quase duas semanas no mar.

A situação é cada vez mais difícil a bordo, como confirmou à Renascença Hannah Wallace Bowman, dos Médicos Sem Fronteiras. “Neste momento, a situação está num estado de crescente tensão, pois estamos a ficar sem mantimentos - estimamos que temos cerca de cinco dias de rações normais e 13 dias após alguns salvamentos - isto porque fizemos o primeiro salvamento no dia 9 de agosto. Além disso, começa a ser difícil explicar o porquê de não podermos desembarcar”, descreve.

A coordenadora de comunicações dos Médicos Sem Fronteiras revela que os primeiros pedidos para desembarcar foram feitos a Malta e a Itália, mas a resposta foi negativa. “A situação é difícil e, por agora, não sabemos como pode ser resolvida. No entanto, é claro que a urgência é crescente e a equipa médica está preocupada com o estado de deterioração da saúde mental das pessoas salvas”, sublinha.

Por agora, estes 356 migrantes continuam no Canal da Sicília, entre Malta e Lampedusa, aguardando por autorização para chegar a terra firme.

Hannah Wallace Bowman relata que uma “porção significativa das pessoas a bordo são crianças e estão sozinhas…são miúdos essencialmente”.

Nestas declarações, a mesma responsável lembra o desespero que os levou a enfrentam os perigos desta travessia. “Estou certa que pode imaginar o quão difícil é meter-se num frágil barco de borracha e arriscar a vida em vez de permanecer e suportar as condições na Líbia. Isto apenas para ouvir uma e outra vez que não se é bem-vindo e não se é digno. Estamos a tentar assegurar a estas pessoas que, aconteça o que acontecer, não as vamos levar de volta”.

Portugal já se disponibilizou para receber 35 pessoas, à semelhança de outros quatro países, respondendo a um apelo da Comissão Europeia.

O país tem participado ativamente em todos os processos de acolhimento, nomeadamente dos resgatados pelos navios Open Arms, Lifeline, Aquarius I, Diciotti, Aquarius II, Sea Watch III, Alan Kurdi e outras pequenas embarcações, tendo o país acolhido desde 2018 um total de 132 pessoas.

Contudo, apesar desta disponibilidade solidária o Governo português defende uma solução europeia integrada, estável e permanente para responder ao desafio migratório.

O “Open Arms”, com 100 pessoas a bordo, esperou 19 dias pela luz verde para desembarcar os passageiros na ilha italiana de Lampedusa.

O site da Organização Internacional para as Migrações (OIM) avança que este ano já chegaram à Europa 57.911 migrantes, dos quais mais de 45 mil por via marítima. Os mesmos dados revelam que 859 pessoas estão dadas como desaparecidas ou mortas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+