Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Itália

Migrantes do navio "Open Arms" já começaram a desembarcar em Lampedusa

21 ago, 2019 - 00:47

Ministério Público italiano ordenou a apreensão da embarcação humanitária espanhola e o desembarque imediato dos mais de 80 migrantes ainda a bordo.

A+ / A-

Os mais de 80 migrantes a bordo da embarcação humanitária espanhola “Open Arms” começaram a desembarcar na ilha italiana de Lampedusa na noite de terça-feira, segundo imagens transmitidas pela televisão.

O Ministério Público italiano ordenou a apreensão da embarcação humanitária espanhola “Open Arms” e o desembarque imediato dos mais de 80 migrantes ainda a bordo do navio, que estava ancorado perto do porto de Lampedusa. A decisão do procurador de Agrigento, na Sicília, é o último episódio de uma saga que começou quando o navio humanitário “Open Arms” resgatou, a 1 de agosto, 147 pessoas do mar Mediterrâneo ao largo da Líbia, mas os dois países mais próximos, Itália e Malta, recusaram-lhe o acesso aos seus portos.

Duas semanas depois, a organização não-governamental espanhola que opera o navio, a Proativa Open Arms, avisou que a situação estava “fora de controlo”, num vídeo gravado numa lancha frente ao navio.

As cenas de pânico entre os migrantes multiplicaram-se nos últimos dias, de acordo com o testemunho da tripulação, e nove pessoas lançaram-se ao mar para tentar nadar até Lampedusa, mas foram recolhidas por barcos salva-vidas. Outros migrantes foram retirados da embarcação devido a questões de saúde.

No sábado, o ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, autorizou o desembarque de 29 menores que estavam a bordo do navio e, no dia seguinte, o Governo espanhol propôs receber o navio em Algeciras face à "inconcebível” recusa de Itália em autorizar o desembarque. No entanto, a “Open Arms” declinou a oferta, tendo uma porta-voz explicado ser impossível viajar até Algeciras dada a “situação insustentável” a bordo.

Na terça-feira, antes da decisão de apreender o navio, o ministro dos Transportes italiano tinha agradecido a Espanha o envio de um navio militar para transportar os migrantes do “Open Arms” até Palma de Maiorca e disse esperar que a organização seja impedida de continuar a operar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+