A+ / A-

Continuam as filas a perder de vista à porta do IMT

20 ago, 2019 - 09:06 • João Cunha , com Redação

Não é situação única. Centenas de pessoas continuam à porta de vários locais de atendimento ao público por parte de serviços do Estado.

A+ / A-
Filas interminavéis levam utentes a pernoitar à porta do IMT em Lisboa
Filas interminavéis levam utentes a pernoitar à porta do IMT em Lisboa

Dia após dia, o cenário repete-se. Há filas a perder de vista à porta Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), em Lisboa, mas não só…

Apesar das medidas anunciadas pelo Governo para tornar os serviços mais rápidos e as filas mais pequenas, centenas de pessoas esperam e desesperam, por vezes, apenas, para terem a senha que lhes permite serem atendidas no dia.

Logo de madrugada começam a concentrar-se na Avenida Elias Garcia. A primeira pessoa da fila chegou às 3h00.

Contactado pela Renascença, o IMT justifica-se com a elevada procura dos serviços através de uma nota. “Deve-se ter em conta a grande afluência de cidadãos ao atendimento da Direção Regional de Mobilidade e Transportes de Lisboa e Vale do Tejo, na Avenida Elias Garcia, em Lisboa, que ultrapassa a média de cerca de 700 atendimentos por dia”.

Segundo o mesmo texto, as solicitações com maior procura por parte dos cidadãos são: troca de título estrangeiro; levantamento de carta de condução (cartas devolvidas por falta de levantamento nos CTT; alteração de características de veículos; cancelamentos de matrículas; pedidos de informação; Certificação de motorista TVDE e licenciamento de operador de TVDE.

Esta não é situação única

As longas filas de espera para atendimento dos serviços em Lisboa mantêm-se. Uma situação que está longe de ser uma novidade e que o Governo garantiu que iria acabar, com as medidas previstas no programa de simplificação administrativa iSimplex 2019.

A reportagem da Renascença verificou isso mesmo junto da Conservatória dos Registos Centrais, na Rua Rodrigo da Fonseca. A primeira pessoa da fila está lá desde segunda-feira à noite. "Cheguei às 22h15 de ontem e depois foram aparecendo mais pessoas", confirmou José Dias.

Esta manhã, uma cidadã chegou às 6h00 e já tinha uma centena de pessoas à sua frente. “Qualquer dia vou mesmo dormir aqui”, desabafou Marisa Martins ao terceiro dia.

Pelas 9h00 acabaram as senhas para atendimento.

À falta de atenção do Governo, Welington Conceição, que está na conservatória para que lhe corrijam o nome, onde acrescentaram mais um l no Wellington - deixa uma sugestão simples. “A ideia era colocarem senhas cá fora, assim iam tirando conforme fossem chegando. A revolta das pessoas é essa: chegam às 5h00 e quando finalmente entram já não há senha e ficam a ver navios”.

Na segunda-feira, registaram-se incidentes neste local.

Pouco depois das seis da manhã, perto de 70 pessoas esperavam - algumas embrulhadas em mantas e outras sentadas no chão - pela abertura de portas da Loja do Cidadão das Laranjeiras para aceder às senhas aos vários serviços. Muitos já ali tinham estado nos últimos dias.

Queixam-se da espera, da falta de condições e também do limite de senhas que faz com que muitos, depois de esperarem horas, regressem a casa sem conseguir resolver qualquer assunto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CESAR LORENZI
    05 out, 2020 ESPOSENDE 18:14
    OS SERVIÇOS PRESTADOS PELO IMT REFERENTE A TROCA DE CARTA DE CONDUÇÃO ESTRANGEIRA PELA PORTUGUESA É SIMPLESMENTE UM DESCASO COM O UTENTE, O IMT FAZ SIMPLESMENTE O QUE QUER OU SEJA AS LEIS NÃO É NACIONAL, AS LEIS SÃO ELES QUE DETERMINAM O QUE VÃO OU NÃO FAZER, NO MEU CASO EU EFETUEI A TROCA DA MINHA CARTA DE CONDUÇÃO EM 08/07/2020 E ATÉ O DIA DE HOJE 05/10/2020 NÃO TENHO UMA SEQUER EXPECTATIVA DE QUANDO ISSO VAI TER FIM, SINCERAMENTE NÃO SEI MAIS A QUEM RECORRER!
  • Anónimo
    01 set, 2020 23:15
    Toda a gente sabe a porcaria que o IMT é, já para não falar da promiscuidade entre o IMT e as escolas de condução.
  • ze
    21 ago, 2019 aldeia 07:53
    Este serviço é uma VERGONHA!..............
  • Cidadao
    20 ago, 2019 Lisboa 12:07
    Pediram o livro de reclamações? Constituíram uma Associação e processaram os serviços? Pensaram em recorrer a serviços noutros concelhos? E em alterar o sentido de voto, simplesmente como protesto?

Destaques V+