Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Porto

Hospital de São João autorizado a gastar 22,5 milhões na ala pediátrica

19 ago, 2019 - 09:55 • Lusa

Pais denunciaram situação indigna. Havia crianças internadas em contentores, estruturas que eram provisórias há cerca de 10 anos.

A+ / A-

O Governo autorizou o Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, a gastar 22,5 milhões de euros para construir e equipar a nova ala pediátrica até 2021, revela uma portaria publicada em “Diário da República”.

O documento "autoriza" o São João a "assumir o encargo até 22,5 milhões de euros", mais IVA, "referente à construção e apetrechamento do Hospital Pediátrico Integrado", uma pretensão antiga que, durante cerca de 10 anos e até ao início de julho deste ano, manteve o internamento de crianças em contentores provisórios.

Para 2019, o hospital fica autorizado a assumir um encargo até 3,7 milhões de euros, o mesmo que em 2021, sendo 2020 o ano relativo ao montante mais elevado: 15 milhões de euros.

É desta forma que a portaria autoriza o hospital de São João a assumir os "compromissos plurianuais" para celebrar os contratos necessários, "pelo período de três anos", com vista à construção e equipamento da nova ala pediátrica.

A portaria é assinada pelos secretários de Estado do Orçamento e Adjunto e da Saúde.

O Centro Hospitalar revelou a 2 de agosto que a empresa Casais - Engenharia e Construção, S. A. foi selecionada para construir a ala pediátrica com base num projeto elaborado pela empresa Aripa Arquitectos.

A Lei do Orçamento do Estado para 2019 autorizou o hospital a recorrer a um ajuste direto na contratação da empreitada.

No início de julho, o CHUSJ anunciou o fim do internamento de crianças em 36 contentores e referiu que estas estruturas, provisórias há cerca de 10 anos, seriam desmontadas.

Em novembro de 2018, pais e mães de crianças internadas alertaram para os contentores "indignos e desumanos" do internamento pediátrico do Hospital de São João.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+