Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

40 anos do SNS. Ministério da Saúde lança portal comemorativo

19 ago, 2019 - 11:43 • Lusa

O Serviço Nacional de Saúde foi criado há 40 anos, tornando o acesso a cuidados de saúde "geral, universal e gratuito". Para marcar a data, o Minstério da Saúde lançou um novo portal online que promete atualizar regularmente.

A+ / A-

O Ministério da Saúde lançou um portal para assinalar os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que tornou o acesso a cuidados de saúde “geral, universal e gratuito”.

O portal recorda a criação do SNS, a 15 de setembro de 1979, destacando a “grande reforma, realizada por António Arnaut,” sendo que a “audácia dos seus criadores” trouxe “uma das mais importantes conquistas do regime democrático e um importante pilar da sua legitimação”.

Cerca de duas dezenas de ministros ao longo dos 40 anos do SNS são recordados no novo portal.

Numa mensagem no novo site, a atual ministra Marta Temido recupera as palavras do fundador António Arnaut para descrever que o SNS mudou Portugal: “melhorou a qualidade de vida, a justiça social, a confiança e a dignidade dos portugueses”.

Com o SNS, o acesso a cuidados passou a ser universal, porque garante o direito à saúde a todos, independentemente da sua condição económico-social. Passou também a ser gratuito, embora financiado pelos contribuintes.

O portal traça ainda uma “cronologia” dos últimos 40 anos do SNS, começando na sua criação, em 1979, até aos dias de hoje, em 2019, com o projeto de “um modelo de gestão autónoma para os hospitais”.

A erradicação mundial da varíola, em 1980, a carreira de enfermagem, a aprovação da Lei de Bases da Saúde de 1990, o início do programa de transplantes hepáticos e a introdução de novas vacinas são algumas das efemérides ou conquistas assinaladas na cronologia.

Fonte oficial do Ministério da Saúde indicou que o portal vai ser dinamizado, com “atualizações constantes”, não só a recordar marcos históricos ao longo das últimas quatro décadas, como também com introdução de iniciativas relacionadas com o SNS.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+