Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Traficante de armas belga preso em Évora

16 ago, 2019 - 10:27 • Lusa

Jacques Monsieur foi condenado, em outubro de 2018, a quatro anos de prisão e ao pagamento de uma multa de valor elevado, mas não cumpriu a sentença por se encontrar em parte incerta.

A+ / A-

O traficante de armas belga Jacques Monsieur foi preso em Évora após investigações que se prolongaram durante mais de um ano, anunciou a polícia de Bruxelas.

Jacques Monsieur foi interpelado na quarta-feira à noite “numa grande casa de campo” perto da cidade de Évora, refere o comunicado da polícia belga, acrescentando que o indivíduo foi localizado graças “à intensa cooperação entre os investigadores belgas, franceses e portugueses”.

Em outubro de 2018, Jacques Monsieur, 66 anos, foi condenado pelo Tribunal de Apelação de Bruxelas a quatro anos de prisão e ao pagamento de 1,2 milhões de euros por tráfico de armas e participação em organização criminosa, mas não cumpriu a sentença porque se encontrava em parte incerta.

Em 2010, nos Estados Unidos, Jacques Monsieur, já tinha sido condenado a 23 meses de prisão por tentar vender peças de aviões de combate ao Iraque.

Oito anos mais tarde, um tribunal de Bruxelas condenou o traficante de armamento a três meses de prisão por ter vendido lança-foguetes e peças de mísseis ao Irão, Equador, Bósnia e Croácia nos anos 1980 e 1990.

De acordo com os investigadores, a detenção de quarta-feira, na região de Évora, foi possível graças à “paixão do traficante por cavalos" assim como por ter sido detetada uma fatura de 2.500 euros referente ao transporte de nove cavalos para Portugal e que se encontravam em França.

A investigação que conduziu as autoridades a encontrar o traficante belga começou em Tarascón, Provença, França, onde Jacques Monsieur tinha uma propriedade que vendeu no passado mês de março.

Devido ao interesse que dedicava aos cavalos, o traficante contratou um criador francês o transporte de nove animais que se encontravam na antiga propriedade da Provença para Portugal.

O preço do transporte dos cavalos foi fixado em 2.500 euros, mas o valor nunca foi saldado.

O transporte foi, segundo a polícia belga, a pista definitiva que levou os investigadores até Évora onde o traficante vivia escondido.

De acordo com a cadeia de televisão flamenga VTM, da Bélgica, Jacques Monsieur vai ser hoje “presente a um tribunal em Portugal”.

Segundo a mesma estação de televisão Jacques Monsieur esteve envolvido “em todos os conflitos armados” dos últimos 35 anos como traficante de material bélico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+