Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fátima

Obra Católica de Migrações pede mais empenho aos políticos

12 ago, 2019 - 20:08 • Teresa Paula Costa

Portugal acolheu 726 pessoas ao abrigo do Programa de Recolocação e Reinstalação da Plataforma de Apoio aos Refugiados.

A+ / A-

A Obra Católica Portuguesa de Migrações pede mais empenho aos políticos para resolver o problema dos migrantes e combater a xenofobia e populismo.

O apelo foi deixando na antevisão da peregrinação nacional do migrante e refugiado, em Fátima, que vai contar com milhares de emigrantes.

A peregrinação é da responsabilidade da Obra Católica Portuguesa de Migrações, cuja diretora Eugénia Quaresma pede mais empenho aos políticos portugueses.

Na conferência de imprensa que antecedeu o início das celebrações, Eugénia Quaresma disse que o esforço de colocarem o tema na agenda “é, sem dúvida, importante”, mas também é importante a mesma atitude por parte de quem elege.

Por isso, afirmou Eugénia Quaresma, “é importante combater os medos dos populismos e da xenofobia.”

Referindo-se às recentes posições do Governo italiano sobre a situação, a diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações destacou que “é importante que se entenda que a questão das migrações é de resolução conjunta e colaborativa, ou seja, não pode ser só uma preocupação dos estados do Sul, tem de haver solidariedade na resolução das questões”.

E a Europa, referiu Eugénia Quaresma, “se não fosse a recusa de alguns países, tinha capacidade de acolher muitos mais”, acrescentando que não se trata apenas de “uma questão de boa vontade, não só política e de condições, mas de conseguirmos contar com todos para melhorar este mundo em que vivemos.”

Um esforço de sensibilização que também deve ser estendido à Igreja. Lamentando que “nem sempre os nossos políticos estão atentos ao que se passa”, D. António Vitalino, da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, reconheceu que “também a Igreja tem que aprender”.

O bispo emérito de Beja lembrou que, “muitas vezes, os que chegam até nós têm formação superior”.

O bispo recorda que, quando exercia o seu ministério, encontrou “muitos migrantes a trabalhar na construção civil e que não tinham jeito nenhum”. Mais tarde, veio a verificar que “eram formados, médicos, professores” e, em colaboração com a Fundação Gulbenkian, foi possível reconhecer esses diplomas.

D. António Vitalino admite que “estamos a aprender e o país nem sempre está atento a todos esses problemas daqueles que vêm até nós.”

Ao abrigo do Programa de Recolocação e Reinstalação da Plataforma de apoio aos Refugiados, vieram para Portugal 726 pessoas, revela Eugénia Quaresma. Um número que a diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações considera que “podia ser maior”.

Para sensibilizar os portugueses para esta realidade, a Obra organiza esta peregrinação nacional do migrante e refugiado, integrada na peregrinação internacional aniversária de agosto, e que tem como tema: “Não são apenas migrantes.”

As cerimónias serão presididas pelo Cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos, da Santa Sé.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+