Emissão Renascença | Ouvir Online
Luís António Santos
Opinião de Luís António Santos
A+ / A-

“O que nos interessa são as bombas!”

10 ago, 2019 • Opinião de Luís António Santos


A greve dos motoristas é um assunto importante, sem dúvida, mas diretos sem fim junto a bombas de gasolina não acrescentam uma grama sequer de discernimento.

A greve dos motoristas de transportes de matérias perigosas ainda não começou, mas este tem sido o tema dominante de um agosto sem incêndios na generalidade dos alinhamentos informativos do país.

Invariavelmente, tivemos, ao longo destes primeiros dez dias (em boa verdade, a coisa já se arrasta desde julho) uma torrente de informações a conta-gotas – a declaração deste sindicato, a declaração daquele sindicato, a reunião dos ministros, a declaração deste ministro, o (cada vez mais inevitável) pronunciamento do dia por parte do presidente da República e, no caso dos canais informativos de TV, a escolha de um qualquer posto de gasolina para nos dar conta das filas e para fazer perguntas aos cidadãos sobre a forma como estavam a abastecer o seu veículo (‘Não vai atestar? Mas então não está preocupada?’).

Um estudo recente, a que o Público fez referência no caderno Ípsilon do dia 6, sobre a relação entre a chamada ‘TV lixo’ e o crescimento do populismo em Itália, conclui que o fator determinante terá sido não a difusão clara de mensagens políticas de um certo tipo, mas antes o quase desaparecimento da informação, a troco de horas e horas de entretenimento.

“Os mais jovens espectadores da Mediaset (canal na origem do império mediático de Silvio Berlusconi), que viram o canal nos seus anos de formação, tornaram-se menos sofisticados cognitivamente e com menos espírito cívico do que os seus pares”, revela o trabalho publicado na revista científica, American Economic Review. Ou seja, a menor exposição a conteúdos informativos ‘complexos’ – com detalhes, com explicações, com enquadramentos – terá promovido em Itália, ao longo destes anos, o “aumento duradouro do apoio a candidatos populistas que apregoavam mensagens simples e respostas fáceis.”

No caso da nossa ‘crise dos combustíveis’ parte substancial do trabalho feito por empresas jornalísticas enquadra-se numa lógica de entretenimento. Foi, aliás, quase só isso que nos deram os média com maior presença diária nas nossas vidas – uma narrativa por episódios com micro-histórias diárias (cada uma delas com o seu micro-drama e, se possível, com um micro-climax) interligadas a uma história central.

É uma estratégia que nos é familiar – usa-se nas telenovelas e nas séries – com efeitos provados na atração de audiências, mas que está muito longe de ser a ideal para trabalho jornalístico que nos ajude a entender a realidade e a melhor viver com ela.
Na ausência dos incêndios, as ‘máquinas de produção de eventos’ viraram-se para as bombas de gasolina e nem mesmo a estação de Serviço Público parece ter conseguido escapar ao poder de atracão das ‘labaredas’.

É óbvio que o Jornalismo precisa de falar sobre o que acontece e sobre o que nos preocupa, mas é igualmente óbvio que o Jornalismo que temos (sobretudo o televisivo nos canais informativos de 24h) exorbita essa missão em nome de lógicas que estão muito ao lado do interesse público. A greve é um assunto importante, sem dúvida, mas diretos sem fim junto a bombas de gasolina não acrescentam uma grama sequer de discernimento; já falar-nos dos milhões a mais que as gasolineiras conseguiram ganhar neste período, como faz este sábado o Jornal de Notícias, é outra coisa...mas isso, pelos vistos, ‘dá menos’ do que imagens de uma escaramuça entre automobilistas em fila para abastecer.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco Rodrigues
    10 ago, 2019 Porto 19:57
    Estarei a ler bem? O que é que eu leio? " ... não acrescentam uma grama... " A que grama se estará a referir o autor? Excelente artigo ??? !!! Nem li mais nenhuma linha. Já fiquei servido. É pena.
  • Cidadao
    10 ago, 2019 Lisboa 15:30
    Sim, já chateia. Até porque com os serviços mínimos decretados, e mais o que está preparado para avançar caso estes não sejam cumpridos, cabe perguntar: "Greve? Qual greve?". Há lá necessidades de corrida às bombas, ou de andar "à pêra" porque "aquele tipo passou-me à frente" ou sequer de esgotar combustível nas bombas mesmo sem a greve começar - se esgotou, foi por gestão medíocre do responsável por essa Bomba, pois a greve neste momento ainda não foi declarada. Mas claro, estamos em Portugal em plena Silly Season. Se não há incêndios, transferências bombásticas, e o Campeonato ainda não começou, a Comunicação Social tem de nos "entreter" com qualquer coisa ...
  • Joao Santos
    10 ago, 2019 Do Mundo dos vivos 14:37
    Excelente artigo de opinião que subscrevo. Lamento o clima de inquietação que estão a criar nas pessoas, transmitindo directos das bombas de combustível e dos grandes centros comerciais. Um péssimo exemplo de jornalismo que mais parece oportunismo de quem não tem mais nada a transmitir. Mostrem programas culturais, de interesse geral, bem bastão as novelas que transmitem em hora nobre que poderiam ser aproveitadas para ensinamentos do dia a dia e não de intriguista.