Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Chernobyl vodka. Projeto quer ajudar a revitalizar zona da tragédia nuclear

08 ago, 2019 - 10:11 • Redação

É o primeiro produto de consumo proveniente da área abandonada à volta da central nuclear.

A+ / A-

“Atomik” é o nome de uma vodka artesanal muito especial, feita com grãos de cereais e água de Chernobyl.

Trata-se do primeiro produto de consumo proveniente da área abandonada à volta da central nuclear.

Um grupo de investigadores na Universidade de Porthmouth, no Reino Unido, promoveu este projeto como forma de revitalizar esta zona da Ucrânia, devastada pelo acidente em abril de 1986.

“A bedida não é mais radioativa que qualquer outra vodka”, assegura o professor Smith, acrescentado, que qualquer químico dirá que quando se destila algo, as impurezas ficam nos resíduos que vão para o lixo”.

O grupo espera usar os lucros da venda para ajudar as comunidades locais que ainda hoje sofrem com o impacto económico do desastre.

Segundo a BBC, vários investigadores trabalharam nos terrenos na zona de exclusão durante anos, para estudar a forma como os solos estavam a recuperar após o acidente.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+