Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

74 anos

Governantes de Hiroshima pedem eliminação de armas nucleares

06 ago, 2019 - 08:48 • Redação com Lusa

O ataque nuclear dos Estados Unidos à cidade nipónica, a 6 de agosto de 1945, matou 140 mil pessoas.

A+ / A-

Marcam-se esta terça-feira 74 anos do bombardeamento atómico de Hiroshima pelas forças norte-americanas. A efeméride foi aproveitada pelo autarca da cidade japonesa e pelo primeiro-ministro para renovarem os pedidos de eliminação das armas nucleares.

O autarca Kazumi Matsui manifestou, durante o discurso de paz, a preocupação sobre a ascensão da "política egocêntrica no mundo" e instou os líderes a trabalharem firmemente para alcançar um mundo sem armas atómicas. Por outro lado, exigiu que o Governo do Japão represente as vontades dos sobreviventes do bombardeamento e assine um tratado da ONU de proibição de armas nucleares.

Já o primeiro-ministro Shinzo Abe demonstrou a sua determinação em atuar como ponte entre os Estados com armamento nuclear, promovendo um diálogo saudável.

"Temos de trabalhar para que esta nova era seja pacífica e esperançosa", sublinhou durante a cerimónia.

Os apelos surgem depois do anúncio do “desaparecimento” do tratado de desarmamento nuclear entre os Estados Unidos e a Rússia (INF), que limitava a corrida ao armamento, proibindo o uso de mísseis com alcance entre os 500 e os 5.500 quilómetros.

Assinado em dezembro de 1987 pelo então Presidente dos EUA, Ronald Reagan, e o líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, o INF marcou uma viragem na corrida ao armamento que marcou todo o período da Guerra Fria.

O ataque dos Estados Unidos a Hiroshima, a seis de agosto de 1945, matou 140 mil pessoas. Uma outra bomba caiu três dias depois, em Nagasaki, matando mais 70 mil, antes da rendição do Japão acabar com a Segunda Guerra Mundial.

A cerimónia do aniversário de Hiroshima aconteceu horas depois de a Coreia do Norte ter efetuado mais um teste de armamento, que traduz o impasse nas negociações sobre a desnuclearização da península coreana.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+