Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo nas Filipinas já causou 31 mortos em naufrágios

04 ago, 2019 - 10:35 • Lusa

Foram resgatados mais seis corpos dos três naufrágios de sábado. As Filipinas situam-se no chamado Anel de Fogo do Pacífico, zona mais exposta a desastres naturais e onde se registam vários sismos.

A+ / A-

Está a crescer o número de mortos em naufrágios causados pelo mau tempo. O resgate de mais seis corpos, neste domingo, fez aumentar de 25 para 31 o número de vítimas mortais.

Três ‘ferrys’ afundaram-se quando ligavam duas ilhas filipinas na zona central do país. A informação inicial apontava para 19 mortos.

Os naufrágios ocorreram no sábado, entre a cidade de Iloilo e a província de Guimaras, devido “à ondulação e às fortes chuvas”, refere o Conselho Nacional de Gestão de Redução de Riscos de Desastres das Filipinas (NDRRMC, sigla em inglês).

Pelo menos 59 pessoas foram já resgatadas e assistidas pelos serviços de emergência e pela Cruz Vermelha, indicou o NDRRMC.

O serviço de meteorologia tinha alertado para as fortes chuvas de monções e tempestades, entre as quais uma tempestade que se encontrava a cerca de 875 quilómetros e que se aproximava da costa leste do país.

Escolas e empresas da cidade de Manila foram encerradas devido às fortes chuvas e inundações, que causaram engarrafamentos na sexta-feira, nas zonas baixas da capital.

Anualmente, em média, 20 tufões e tempestades atingem as Filipinas, fazendo com que o arquipélago, localizado no Anel de Fogo do Pacífico, regularmente atingido por sismos, seja um dos países mais exposto a desastres naturais.


[Notícia atualizada às 14h00 com novo balando de vítimas mortais]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+