Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

"Dia mais mortífero no Texas". Tiroteio faz 20 mortos e 26 feridos

03 ago, 2019 - 19:47 • Cristina Nascimento , Joana Gonçalves com agências

Autoridades têm pelo menos um suspeito detido, um homem com idade a rondar os 20 anos e com motivações para já desconhecidas.

A+ / A-

O governador do Texas, Greg Abbott, confirma que, pelo menos, 20 pessoas morreram e 26 ficaram feridas no tiroteio deste sábado junto a um centro comercial em El Paso.

"Aquilo que devia ser um dia normal, um dia de ir às compras, tornou-se no dia mais mortífero no Texas", disse, em conferência de imprensa.

"20 pessoas inocentes de El Paso perderam as suas vidas e mais de duas dúzias estão feridas. Estamos unidos no apoio às vítimas e aos seus familiares. Queremos fazer tudo o que for possível para lhes prestar assistência", disse o governador.

De acordo com as autoridades policiais, foi detido um suspeito, um homem com idade a rondar os 20 anos, oriundo de Allen, uma localidade também no estado do Texas, mas a mais de mil quilómetros de distância do local dos disparos. As motivações do atirador não estão totalmente esclarecidas. No entanto, as autoridades admitem que se pode tratar de um crime de ódio. O suspeito, que ainda está a ser interrogado, terá deixado um manifesto nas redes sociais, que pode justificar o ataque. admitiram as autoridades presentes na conferência de imprensa.

O presidente do México Lopez Obrador revelou, entretanto, que entre as vítimas mortais estão três mexicanos. Já o ministro mexicano dos Negócios Estrangeiros acrescentou que entre os feridos há pelo menos seis mexicanos.

O presidente dos Estados Unidos já comentou o tragédia. Na rede social twitter, Donald Trump refere que os relatos que lhe chegam "são muito maus" e que há muitos mortos".

De acordo com informações iniciais fornecidas pela polícias, estariam entre mil a três mil pessoas no local do tiroteio, numa altura em que o período de férias de verão, nos Estados Unidos, está a terminar e muitas famílias estariam a fazer compras para o regresso às aulas.

Os relatos citados pela imprensa referem que o atirador começou a disparar no parque de estacionamento e depois entrou num supermercado.

A polícia de El Paso publicou um tweet a pedir doações de sangue urgentes.

O FBI já está a investigar o caso.

O estabelecimento comercial perto do qual o tiroteio ocorreu diz-se "chocado" com os acontecimentos, numa publicação na rede social facebook.

[notícia atualizada às 01h11]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 04 ago, 2019 12:54
    No texas isto e normal"depois como e que se faziam os filmes? As tradicoes nao se podem perder!

Destaques V+