Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fotogaleria

Protestos pró-democracia chegam ao aeroporto internacional de Hong Kong

26 jul, 2019 - 13:08 • Redação

A polícia local já declarou a manifestação "ilegal". Hong Kong está há dois meses a ser palco de protestos em massa pela democracia e contra a crescente interferência da China.

A+ / A-

Os protestos em Hong Kong pela democracia e contra a lei da extradição para a China chegaram esta sexta-feira ao aeroporto internacional da região.

Pilotos e hospedeiros de bordo juntaram-se aos manifestantes para chamar a atenção dos turistas para os planos do executivo de Carrie Lam, que pretendia aprovar uma lei que decreta o envio dos arguidos naturais de Hong Kong para serem julgados na China continental, onde temem o controlo judicial do Partido Comunista.

O protesto teve ainda como intuito alertar para a violência policial contra os ativistas ao longo das últimas semanas.

O Governo de Carrie Lam anunciou há uma semana que já não vai avançar com a lei, mas as tensões entre manifestantes e o executivo não diminuíram. Lam chegou a chamar "vândalos" aos ativistas e Pequim já avançou que, se o seu executivo o pedir, o Exército Popular de Libertação da China irá avançar sobre o território.

A soberania de Hong Kong foi transferida do Reino Unido para a China em 1997, sob a condição de o território manter um certo nível de autonomia e um sistema económico capitalista até 2047. Está previsto que o protesto desta sexta-feira no aeroporto de Hong Kong dure 11 horas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+