A+ / A-

EUA

“Desiludido” com a Suécia, Trump exige libertação do rapper A$AP Rocky

26 jul, 2019 - 17:10 • Redação

O artista nova-iorquino envolveu-se numa rixa em Estocolmo e está em prisão preventiva desde dia 5 de julho.

A+ / A-
“Desiludido” com a Suécia, Trump exige libertação do rapper A$AP Rocky
“Desiludido” com a Suécia, Trump exige libertação do rapper A$AP Rocky

Donald Trump pediu, esta quinta-feira, a libertação do rapper A$AP Rocky, detido na Suécia desde o início de julho.

O artista nova-iorquino envolveu-se numa rixa, no final de junho, em Estocolmo e foi detido no dia 3 de julho por agressão com ofensa à integridade física. Rakim Mayers, nome de batismo de A$AP, encontra-se em prisão preventiva desde dia 5 deste mês.

Em resposta à decisão do tribunal sueco, que alegou “perigo de fuga” para ditar a prisão preventiva do rapper, o Presidente norte-americano disse estar “muito dececionado com o primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, por não agir” em defesa de A$AP Rocky.

Numa publicação no Twitter, Trump acusa a Suécia de ter ”dececionado a comunidade afroamericana” e pede que o país “trate os americanos com justiça!”.

"Devolvam a liberdade ao A$AP Rocky! Fazemos tanto pela Suécia, mas parece que não é recíproco. A Suécia devia concentrar-se nos verdadeiros problemas criminais que enfrenta", acrecentou o Presidente numa segunda publicação.

Num vídeo entretanto a circular na internet é possível assistir ao momento da agressão. O artista diz ter agido em autodefesa, uma tese já descartada pelo procurador sueco responsável pelo processo.

Amigos e fãs da A$AP Rocky já recolheram mais de 630 mil assinaturas numa petição online a exigir a sua libertação.

Em resposta à polémica, Tyler, the Creater, rapper e amigo de A$AP, pediu aos seus seguidores que boicotem a Suécia. "Chega de Suécia para mim, nunca mais", escreveu no Twitter, onde soma mais de oito milhões de seguidores.

Também Justin Bierber reagiu na mesma rede social, deixando um apelo a Donald Trump para que invista de igual modo na libertação das crianças migrantes detidas junto à fronteira dos EUA com o México.

“Quero o meu amigo cá fora... Agradeço a ajuda. Mas já que está a tratar disso, pode também libertar as crianças presas em jaulas?”, questionou o cantor. Trump ainda não reagiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+