Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Joana Martins quer ajudar o Sporting a recuperar os títulos perdidos

25 jul, 2019 - 12:45 • Inês Braga Sampaio

Com 18 anos, já discute o estatuto de titular no Sporting, que perdeu o campeonato para o Braga, e é internacional A, além de sonhar com o estrangeiro. Passos rápidos, mas que Joana Martins não deixa que sejam "maiores do que a perna".

A+ / A-

A última época não correu bem e a nova tem de ser de reivindicação. É esta a mensagem de Joana Martins, jogadora do Sporting, que aos 18 anos procura confirmar o potencial augurado no clube e na seleção.

As duas primeiras épocas do futebol feminino do Sporting correram de feição, com a conquista de todos os títulos ao alcance. Porém, à terceira, veio a desilusão, com as leoas a falharem os três troféus. Em entrevista a Bola Branca, Joana Martins assume que 2018/19 não é para repetir.

"A temporada passada não correu como nós queríamos. Como é óbvio, entramos em todas as competições para ganhar. Esta época, estamos focados no mesmo objetivo. Vamos dar o nosso melhor em todos os jogos para concretizá-lo", afirma a média do Sporting.

Confiança no sucesso coletivo e individual

Com a nova era, veio nova treinadora. Susana Cova sucedeu a Nuno Cristóvão, com o objetivo de recuperar os títulos perdidos. Joana Martins assume que, "com uma nova equipa técnica, as coisas mudam um bocado", e a equipa "ainda está a habituar-se". No entanto, Joana mostra-se confiante.

"Estamos conscientes de que vai ser difícil, mas confiantes que vai correr bem. Estamos a trabalhar para isso", afiança.

A nível individual, Joana Martins oscilou entre os juniores, a equipa B e a equipa principal, na temporada passada. No entanto, terminou a época com o plantel principal e foi mesmo titular nos três últimos jogos do campeonato. Nesta entrevista a Bola Branca, a média assume que o objetivo, a nível individual, é a afirmação em pleno.

"Eu quero sempre estar ao melhor nível. Tenho noção de que as minhas colegas também são muito boas, mas eu dou o melhor em todos treinos e tento afirmar-me na equipa", sustenta.

Sonho da seleção e de aventura estrangeira

Apesar dos 18 anos de idade, Joana Martins é, já, internacional portuguesa. Foi da televisão que viu o apuramento da seleção para o Euro 2017, o primeiro para uma fase final na história a nível sénior. Agora, espera estar no relvado em 2021, para o segundo:

"O que aconteceu em 2017 foi muito bom, mas nós queremos continuar com esse trabalho e queremos continuar a ir [a grandes competições]. Temos de estar focadas e acreditar que é possível. É uma sensação de orgulho poder representar o nosso clube em campeonatos importantes."

Nesse sentido, e com a afirmação no clube e na seleção no horizonte, Joana Martins assume, sem medo, que gostava de representar um grande clube estrangeiro, no futuro. Para já, contudo, cinge-se a passos que se adeqúem a um crescimento rápido, mas sustentado.

"O meu sonho é afirmar-me e manter este registo de poder ir à seleção e jogar. E também ir para um bom clube estrangeiro, talvez no futuro, e afirmar-me nesse clube. Também ainda não me sinto preparada para ir para uma realidade assim tão diferente, primeiro tenho de ir crescendo e dar passos do meu tamanho, digamos assim. Não querer dar um passo maior do que a perna", completa a internacional portuguesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+