Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cinema

Rutger Hauer, o vilão de “Blade Runner”, morreu aos 75 anos

24 jul, 2019 - 18:59 • João Pedro Barros com agências

Ator holandês teve carreira de 50 anos, que passou em grande parte pelos Estados Unidos.

A+ / A-

Rutger Hauer, o ator que se tornou internacionalmente conhecido por interpretar o papel de Roy Batty, o vilão de “Blade Runner”, morreu na sexta-feira, aos 75 anos, informa a “Variety”.

A notícia foi confirmada à revista pelo agente do ator holandês, Steve Kenis, que acrescentou que o funeral decorreu nesta quarta-feira.

Para além do papel que marcou a sua carreira, no clássico de ficção científica realizado por Ridley Scott, em 1982, e que tinha Harrison Ford no papel principal, Hauer participou em dezenas de filmes e séries, ao longo de 50 anos.

Nos anos 1980, participou em filmes como "A Mulher Falcão" (1985), de Richard Donner, "Morto ou Vivo" (1986), de Gary Sherman, e "A Lenda do Santo Bebedor" (1988), de Ermanno Olmi. Com "Fuga de Sobibor", telefilme de Jack Gold, de 1987, venceu um Globo de Ouro como ator secundário.

“Sin City - A Cidade do Pecado” e “Batman - O Início”, ambos de 2005, são duas grandes produções de Hollywood em que participou mais recentemente.

O holandês participou ainda no filme de ficção científica português “RPG”, realizado e produzido por Tino Navarro e estreado em 2013. Na ocasião, esteve em Portugal a apresentar a longa-metragem.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+