Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Boris Johnson

24 jul, 2019 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


O polémico populista, agora primeiro-ministro, não irá unificar o seu partido nem o seu país. Provavelmente, terá de promover novas eleições.

Como se previa, Boris Johnson é o novo líder do partido conservador britânico e o novo primeiro-ministro. Grande entusiasta da saída do seu país da UE, o seu principal objetivo era chefiar o partido e o governo. Conseguiu esse objetivo, mas é altamente duvidoso que Boris Johnson resolva algum problema na conturbada política britânica.

Não unificará o seu partido – multiplicam-se as demissões de conservadores que recusam trabalhar sob as ordens de um político tão inconstante como Boris. E não se sabe como conseguirá ele renegociar com a UE algo que vá para além de uma nova declaração política, num adicional ao acordo que T. May negociou, mas não logrou ver aprovado na Câmara dos Comuns. Entretanto, Boris Johnson não trouxe qualquer contributo para resolver a questão mais intricada da saída britânica da UE: manter aberta a fronteira entre a República da Irlanda e o Ulster (Irlanda do Norte).

Aliás, as divisões no partido conservador resultam na incapacidade de este parlamento aprovar o que quer que seja. Ou melhor: já aprovou, com cerca de 40 votos de deputados conservadores, que o Reino Unido não deverá abandonar a UE sem um acordo de saída, contrariando uma das bandeiras de Boris J.

Para voltar a ser governável, dentro ou fora da Europa comunitária, o Reino Unido terá provavelmente de realizar novas eleições gerais. Arriscando-se a que o resultado destas também não resolva grande coisa…

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.