Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Banca já cortou crédito malparado para menos de metade

04 jul, 2019 - 13:56 • Sandra Afonso

Nos primeiros três meses deste ano, o malparado diminui mais 1,4 mil milhões, indica o Banco de Portugal.

A+ / A-

A banca já cortou para menos de metade o malparado. Desde o máximo atingido em junho de 2016, os bancos já cortaram 26 mil milhões de euros em créditos não produtivos, uma redução de 52%, segundo dados avançados pelo Banco de Portugal.

Nos primeiros três meses deste ano, o malparado diminui mais 1,4 mil milhões, 900 milhões nos créditos das empresas e 500 milhões nos das famílias.

Ainda segundo o relatório do Sistema Bancário Português, do Banco de Portugal, o rácio do malparado (NPL) é agora de 8,9%, desde 2016 diminuiu 9 pontos percentuais.

O supervisor sublinha que a banca está mais sólida, “os rácios de solvabilidade aumentaram de forma expressiva”, é o resultado “dos resultados positivos de um conjunto de instituições referentes ao exercício de 2018”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+