Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Japão volta à caça comercial de baleias

01 jul, 2019 - 17:17 • Reuters

O Governo estabeleceu uma quota de 227 baleias para este ano, que será revista todos os anos.

A+ / A-

Uma pequena frota pesqueira do Japão apanhou esta segunda-feira algumas baleias, na primeira caçada comercial em mais de três décadas, um facto que tem sido condenado por várias vozes a nível internacional.

O Japão tinha anunciado em dezembro que ia abandonar a Comissão Baleeeira Internacional e retomar a caça comercial a este animal.

Perante as objeções o Japão responde que na verdade a maioria das espécies de baleia não correm perigo de extinção e que a caça e consumo de baleia fazem parte da tradição e cultura do país.

Segundo a Reuters, pelo menos duas baleias foram já apanhadas, mas os navios passarão agora grande parte do verão nas águas ao largo do Japão a caçar.

O Governo estabeleceu uma quota de 227 baleias para este ano, que será revista todos os anos.

Críticos como Nicola Beynon, da Humane Society International, dizem que “este é um dia triste para a proteção global das baleias” e que “estas criaturas magníficas serão mortas sem qualquer razão”.

Apesar de ser parte da cultura japonesa, a indústria baleeira tem um peso quase insignificante no país. A carne de baleia constitui apenas 0,1% de toda a carne consumida no país por ano e apenas cerca de 300 pessoas trabalham diretamente no ramo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+