|

 Casos Ativos

 Suspeitos Atuais

 Recuperados

 Mortes

A+ / A-

Novas sanções atingirão o topo da hierarquia do Irão, diz Trump

24 jun, 2019 - 17:25 • Reuters

As novas restrições surgem uma semana depois de um drone americano ter sido abatido por forças iranianas.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos da América assinou esta segunda-feira uma lei que impõe novas sanções ao Irão, numa altura em que as relações entre os dois países estão novamente muito tensas.

As novas sanções foram inicialmente anunciadas como uma resposta ao facto de o Irão ter abatido um drone americano na semana passada. Teerão diz que o drone se encontrava no seu espaço aéreo, mas Washington diz que estavam em céus internacionais. Entretanto, contudo, Trump disse que teriam sido aplicadas na mesma, independentemente do incidente com o drone.

As novas restrições impostas ao Irão devem atingir especificamente o Supremo Líder do Irão, o ayatollah Ali Khamenei e os seus mais diretos colaboradores.

Os Estados Unidos têm aumentado sucessivamente as sanções ao Irão desde que Trump se retirou do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano, em 2018.

Nos últimos meses a tensão entre os dois países tem aumentado drasticamente, com os americanos a enviar mais militares para o Médio Oriente a culparem o Irão por um ataque a dois petroleiros no Golfo de Omã, acusação que os iranianos negam.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.