Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Saúde

CDS quer utentes a recorrer ao privado em caso de demora no Serviço Nacional de Saúde

04 jun, 2019 - 14:50 • Isabel Pacheco

A ideia é que os portugueses possam recorrer ao sector privado ou social sempre que o Estado não cumpra os tempos limite para uma primeira consulta de especialidade.

A+ / A-

O CDS quer que os utentes possam recorrer ao privado para a primeira consulta de especialidade em caso de demora no SNS.

Para Assunção cristas trata-se de uma proposta “sensata” que traduz a preocupação efetiva com os problemas das pessoas. Tudo o resto, disse a líder do CDS, fica para segundo plano.

“Quando falamos da saúde e da vida das pessoas, tudo o resto são problemas menores” O importante, sim, insistiu a líder do CDS, é garantir que se tenha a primeira consulta “a tempo e horas”.

Combater “as listas de espera” e assegurar o “diagnóstico precoce” são dois dos objetivos da proposta dos centristas que querem, assim, criar “um incentivo ao SNS para responder a tempo e horas”, lê-se na proposta. Tudo isto, sem custos adicionais para o Estado, esclareceu Adolfo Mesquita Nunes.

“O estado já está obrigado a fazer esta despesa”, garantiu o centrista que adianta que, do ponto de vista plurianual, “não há aumento de despesa porque não temos consultas a mais. Existe sim, uma antecipação da despesa”, explicou

A medida “pragmática” foi apresentada por Adolfo Mesquita Nunes que adiantou que, no que toca à saúde, as propostas do CDS “não se esgotam” por aqui.

“Teremos propostas nessa matéria nomeadamente com o reforço das Unidades locais de saúde, mas isso fica para outra consulta do nosso programa eleitoral”, adiantou.

O projeto sobre as consultas de especialidade foi apresentado pelo CDS no âmbito no das jornadas parlamentares do partido que decorreram no Porto. A proposta foi a primeira de um conjunto de medidas a serem apresentadas no âmbito do programa eleitoral, rumo às legislativas de outubro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+