Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quase três mil telemóveis apreendidos nas prisões

03 jun, 2019 - 09:34 • Redação

São, sobretudo, mini telefones, com o tamanho de um isqueiro.

A+ / A-

Veja também:


No último ano e meio, foram apreendidos nas prisões portuguesas quase três mil telemóveis. Só até 24 de maio, foram apanhados 1.056 aparelhos.

Os números estão na edição desta segunda-feira o “Correio da Manhã”, que cita dados da Direção-Geral dos Serviços Prisionais.

Os arremessos para o interior das cadeias continuam a ser a principal forma de fazer chegar os aparelhos aos detidos, mas também é frequente os telemóveis serem transportados pelos próprios reclusos ou por funcionários (sobretudo os que trabalham nas cozinhas).

A maioria dos aparelhos apreendidos são mini telemóveis, do tamanho de um isqueiro.

Para travar o uso deste tipo de telefones, o Sindicato Nacional da Guarda Prisional pede mais inibidores de sinal nas prisões nacionais.

Entretanto, os presos já foram avisados que podem ver as penas agravadas, caso sejam novamente apanhados a infringir as regras.

Em abril, com vista a combater a utilização ilegal de telemóveis dentro das prisões, a ministra da Justiça anunciou que o Governo está a negociar a instalação de 150 cabines telefónicas dentro dos estabelecimentos prisionais.

A utilização de telemóveis é má e "não pode acontecer", afirmou Francisca Van Dunem.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+