A+ / A-

Governo pede desculpa aos utentes afetados pelas supressões nos comboios

31 mai, 2019 - 11:54 • Paula Caeiro Varela com Redação

"Sabemos bem que em alguns casos estamos em falta", reconheceu o ministro das Infraestruturas.

A+ / A-

O ministro das Infraestruturas pediu desculpas, no Parlamento, aos utentes afetados pelas supressões nos comboios.

Falando, no âmbito de um debate de urgência sobre as supressões nos transportes públicos urbanos e suburbanos, requerido pelo BE, o governante endereçou um "pedido de desculpas às pessoas cujo dia-a-dia é afetado pelas supressões nos transportes" e centrou o seu discurso na CP, admitindo falhas nas linhas ferroviárias.

Pedro Nuno Santos afirmou que em algumas linhas as "reservas são insuficientes", pelo que há "poucos comboios de substituição prontos a entrar quando há falhas", assim como existe "material circulante envelhecido", que "precisa de paragens maiores de manutenção e de reparação".

"Os portugueses confiam nos transportes públicos no dia-a-dia para irem trabalhar, para levarem os seus filhos à escola, ou simplesmente para passear. Sabemos bem que é nossa obrigação servi-los com regularidade, pontualidade, qualidade e conforto. Sabemos bem que em alguns casos estamos em falta", admitiu.

No debate, desta manhã, o governante deu conta de um plano para recuperar a CP a níveis que os utentes exigem e merecem. Está a trabalhar "com o Ministério da Economia para planear novos investimentos que permitam recuperar capacidades industriais, tecnológicas e empresariais que o setor ferroviário já teve no passado" e que o Governo quer que volte "a ter no futuro".

Segundo, Pedro Nuno Santos o "plano pretende, antes de mais, atuar sobre o curto prazo, isto é, travar a degradação de material circulante através do aumento da capacidade de resposta oficinal da empresa e do recrutamento de trabalhadores para o efeito".

Mas para o Bloco de Esquerda, que marcou este debate de urgência, as desculpas não chegam. A deputada Sandra Cunha exige soluções.

“Senhores ministros… mais do que desculpas, os utentes precisam é de soluções imediatas.”


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    31 mai, 2019 Lisboa 16:23
    De palavreado estamos cheios. De cativações, também. Queremos os Serviços Públicos para os quais, pagamos uma pequena fortuna em impostos. As desculpas não se pedem. Evitam-se.

Destaques V+