A+ / A-

Liga das Nações. Aeroportos do Porto e Lisboa vão funcionar de madrugada para receber adeptos

21 mai, 2019 - 15:25 • Redação

A decisão foi tomada pelos ministérios das Infraestuturas e Habitação e Ambiente e Transição Energética. Prova disputa-se no Porto e Guimarães, entre 5 e 9 de junho.

A+ / A-

Os aeroportos Francisco Sá Carneiro, no Porto, e Humberto Delgado, em Lisboa, vão estar abertos durante a madrugada, entre 4 de 10 de junho, para receber adeptos que venham assistir à fase final da Liga das Nações, que se disputa nas cidades do Porto e Guimarães.

A decisão foi tomada pelos ministérios das Infraestuturas e Habitação e Ambiente e Transição Energética entretanto aprovada e publicada em Diário da República. A medida é uma exceção aos regulamentos europeus, que proíbem chegadas e partidas de aviões entre as 00h e as 06h, devido ao ruído.

O governo tomou a medida, pois trata-se "de um evento importante relativamente ao qual o governo português expressou o seu apoio, com impacto favorável na economia local e em receitas de turismo e cujo sucesso se repercutirá favoravelmente na imagem do país".

Apesar da prova disputar-se no norte do país, o governo decidiu também aplicar a medida ao aeroporto em Lisboa por motivos de segurança.

"Razões de segurança aconselham a que se proceda à segregação de adeptos, pelo que a utilização de mais do que um aeroporto é suscetível de facilitar tal tarefa, podendo, assim, distribuir-se os voos consoante a sua proveniência, contribuindo igualmente para aumentar a oferta de voos de regresso, que permitem escoar os adeptos para a sua origem o mais rápido possível, evitando ainda a sua permanência por períodos prolongados junto ao estádio ou mesmo no aeroporto, em situações que, não raras vezes, são propícias à ocorrência de conflitos ou distúrbios que afetam a ordem pública", pode ler-se.

Portugal disputa a meia-final da Liga das Nações, no dia 5 de junho, no Estádio do Dragão, contra a Suíça. Holanda e Inglaterra disputam a outra eliminatória, no dia 6, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. O jogo do terceiro e quarto lugar e a final jogam-se no domingo, dia 9 de junho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+