Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Se as presidenciais fossem hoje, Marcelo ganhava com 74%

27 abr, 2019 - 09:56 • Redação

Os portugueses estão contentes com Marcelo na presidência, mas uma grande maioria quer o Presidente a ser mais "exigente" com o Governo.

A+ / A-

Caso as eleições presidenciais fossem hoje, Marcelo Rebelo de Sousa venceria com 74% das intenções de voto. É o que revela uma sondagem da Pitagórica para o “Jornal de Notícias” e para a TSF.

Segundo a sondagem, se as últimas presidenciais se repetissem, Marcelo seria eleito com mais 22 pontos do que aqueles com que venceu em 2016, com os eleitores do Partido Socialista a serem aqueles que mais votariam no atual Presidente. A sondagem indica que 80% do eleitorado socialista votaria em Marcelo – mais um ponto do que o eleitorado do PSD e CDS.

A mesma sondagem dá conta que são os eleitores da CDU os que se mostram menos “rendidos” a Marcelo. Apesar disso, metade dos eleitores da CDU apoiam o atual Presidente da República.

A sondagem aponta ainda para um Presidente “unânime”: 91% dos inquiridos faz uma avaliação positiva do mandato presidencial.

Eleitores querem mais “puxões de orelhas” ao Governo

Apesar da avaliação positiva, os inquiridos entendem que o Presidente deveria ser mais exigente com a atuação do Governo. Quando questionados sobre se o Presidente não deveria ser mais exigente com o Governo, 71% dos inquiridos diz que sim.

O rigor é mais exigido pelo eleitorado mais jovem, com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, e pelas classes sociais mais desfavorecidas: 80% dos mais pobres pedem mais exigência ao Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+