Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Facebook investigado por negócio de cedência de dados a gigantes tecnológicos

14 mar, 2019 - 02:01

Notícia foi avançada pelo jornal “The New York Times”.

A+ / A-

Os negócios de cedência de dados do Facebook a grandes empresas tecnológicas estão a ser alvo de uma investigação criminal do Ministério Público norte-americano, avança o jornal “The New York Times”.

Um grande júri de Nova Iorque requereu o acesso aos registos de, pelo menos, dois importantes fabricantes de telemóveis e outros dispositivos, escreve o jornal citando uma fonte próxima do processo.

As duas empresas em causa estão entre as mais de 150, incluindo a Amazon, Apple e Microsoft, que realizaram parcerias com o Facebook para poderem aceder a informação pessoal de centenas de milhões de utilizadores da maior rede social do mundo.

O Facebook enfrenta uma onda de processos judiciais e de inquéritos dos reguladores devido às suas práticas em matéria de política de privacidade.

O gigante tecnológico está na mira da Comissão Federal do Comércio, da Comissão de Valores Mobiliários e outras duas agências do estado de Nova Iorque.

Além do negócio de cedência de dados, as investigações estão centradas na partilha de informação de 87 milhões de pessoas com a empresa Cambridge Analytica, para fins políticos durante a campanha presidencial de 2016, no Estados Unidos, que acabou com a vitória de Donald Trump.

O Facebook garante que está a colaborar com os investigadores nos vários inquéritos de que é alvo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+