Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Football Leaks

Rui Pinto vai ser ouvido em tribunal esta sexta-feira à tarde

22 mar, 2019 - 12:59 • Liliana Monteiro , Cristina Nascimento

Denunciante passou a noite nas instalações da PJ. Processo ainda não chegou ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

A+ / A-
O português Rui Pinto, colaborador do Football Leaks, só deve ser ouvido pelo juiz de instrução criminal para primeiro interrogatório judicial, no Campus da Justiça, no Parque das Nações, esta sexta-feira à tarde.

Ao que a Renascença apurou junto de fonte judicial, o processo de Rui Pinto ainda não chegou ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

Rui Pinto chegou a Portugal quinta-feira ao fim da tarde e foi encaminhado para as instalações da Judiciária, onde passou a noite e onde ainda permanece.

Rui Pinto foi extraditado pela justiça húngara na sequência de um mandado de detenção europeu emitido pelo justiça portuguesa por ter acedido aos sistemas informáticos do Sporting e do fundo de investimento Doyen Sports e posterior divulgação de documentos confidenciais, como contratos de futebolistas do clube lisboeta e do então treinador Jorge Jesus, além de outros contratos celebrados entre a Doyen e vários clubes de futebol.

O 'hacker' português está indiciado de seis crimes: dois de acesso ilegítimo, dois de violação de segredo, um de ofensa a pessoa coletiva e outro de extorsão na forma tentada.

Quando for ouvido em tribunal, Rui Pinto poderá optar por falar ou remeter-se ao silêncio, cabendo ao juiz de instrução criminal determinar a medida de coação a aplicar, que poderá ir do simples termo de identidade e residência até à medida mais gravosa: prisão preventiva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+