A+ / A-

Quatro anos e meio de prisão para Manuel Maria Carrilho, mas pena fica suspensa

31 out, 2017 - 18:31

Condenação por agressão, injúrias e violência doméstica, entre outros crimes cometidos contra a sua ex-mulher Bárbara Guimarães.

A+ / A-

O ex-ministro Manuel Maria Carrilho foi condenado, esta terça-feira, a quatro anos e seis meses de prisão com pena suspensa por agressão, injúrias e violência doméstica, entre outros crimes cometidos contra a sua ex-mulher Bárbara Guimarães.

Após uma leitura do acórdão, que demorou mais de uma hora, a juíza presidente do colectivo do juízo 22 do Tribunal de Comarca de Lisboa deu como provado que o ex-ministro tinha, em diversas ocasiões em 2014, agredido, difamado, ameaçado, injuriado e exercido violência doméstica contra a sua ex-mulher.

Quanto ao pedido cível, o tribunal determinou que Carrilho tem de pagar 50 mil euros a Barbara Guimarães e 15 mil euros ao seu ex-namorado Ernesto “Kiki” Neves, que também era assistente no processo, mas esteve ausente da leitura do acórdão.

O tribunal considerou que o arguido não mostrou arrependimento e que sempre tentou desculpabilizar os seus comportamentos, tendo decidido que Manuel Maria Carilho frequente um programa de sensibilização para a violência doméstica.

No final da sessão, o advogado do ex-ministro socialista disse aos jornalistas que ia recorrer da decisão.

Barbara Guimarães e Manuel Maria Carrilho divorciaram-se em 2013, tendo os factos em apreciação neste julgamento sido cometidos posteriormente.

[Notícia actualizada às 21h44]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    01 nov, 2017 évora 16:18
    ...agora recorre e deve ser invocado o Alcorão !
  • 01 nov, 2017 palmela 01:34
    O caso de manuel maria carrilho ex ministro da cultura e inedito na politica portuguesa! gabriela canavilhas devia ter vergonha de um antigo ministro da cultura ser obrigado a frequentar um programa de sensibilizaçao sobre violencia domestica!Este um assunto envergonha a classe politica !
  • 01 nov, 2017 palmela 00:24
    entretanto o jornal de noticias diz que barbara guimaraes esta muito satisfeira! sinal que quando cheira a dinheiro passam as magoas e as nodoas negras! o pior de tudo e que o vinho tambem provoca nodoas negras quando as quedas sao duras!
  • 01 nov, 2017 palmela 00:06
    como estamos em periodo de seca o tribunal resolveu secar a carteira a manuel maria carrilho! 50mil para ela mais 15 para o outro ! se eu estivesse no lugar do carrilho preferia ir preso a sustentar esta xulice!
  • Para refletir...
    31 out, 2017 Almada 19:38
    Aqui também há violência doméstica como no caso da mulher que andava com outro e a pena também ficou suspensa. De acordo com os que tanto protestaram, neste caso ainda pior porque a pena é superior à do outro caso. Espero que os que tanto falaram no outro caso agora também falem! Associações feministas, etc.
  • Sai palha
    31 out, 2017 Lisboa 18:44
    Ou seja, foi condenado sem condenação. A nossa Justiça é um espanto.

Destaques V+