Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga dos Bombeiros exige pedido de desculpas a presidente da AGIF

28 jul, 2023 - 10:18 • Redação

Liga está indignada com acusação de que bombeiros recebem em função da área ardida.

A+ / A-

A Liga dos Bombeiros Portugueses desmente o presidente da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), que disse que os corpos de bombeiros recebem em função da área ardida, e exige um pedido de desculpas.

O presidente da AGIF, Tiago Oliveira, foi ouvido na quinta-feira na comissão parlamentar de agricultura e pescas, onde questionou o facto dos "corpos de bombeiros receberem em função da área ardida". O especialista disse também que "há municípios a gastar meio milhão de euros, uma barbaridade de dinheiro nos bombeiros, quando não gastam dinheiro a gerir a floresta".

Em comunicado, a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) refere que a afirmação de Tiago Oliveira "é totalmente falsa e desprovida de prova e de senso, porque os corpos de bombeiros não têm independência financeira, dependendo das Entidades Detentoras de Corpos de Bombeiros, como as Associações Humanitárias de Bombeiros".

"Todas as verbas compensatórias recebidas pelas AHB [Associações Humanitárias de Bombeiros]- são insuficientes, como temos vindo a afirmar -, estão assumidas nas Diretivas Operacionais e na Diretiva Financeira, ambas do MAI [Ministério da Administração Interna]", refere a organização.

A Liga considera que o responsável "deve pedir desculpas públicas aos Bombeiros e às Entidades Detentoras de Corpos de Bombeiros, repondo a verdade dos factos".

Na comissão parlamentar em que foi ouvido, Tiago Oliveira afirmou que "há um conjunto de resistências de natureza política, de distribuição de poder, de não cumprimento de procedimento de poderes, de dinheiros não verificados que têm de ser escalpelizados".

Quanto às afirmações sobre as verbas gastas pelos municípios com os bombeiros e às "resistências" quanto a "dinheiros não verificados", a LBP lembra: "devia ter conhecimento que todas as verbas entregues às AHB são escrutinadas pelo Tribunal de Contas e que fazem parte dos respetivos planos de atividades e orçamentos das autarquias".

"Infelizmente, para poderem sobreviver e garantir o socorro às populações, as Entidades Detentoras dos Corpos de Bombeiros têm de incluir nos orçamentos anuais verbas para sustentação dos corpos de bombeiros, que em nada têm a ver com apoio direto ao combate aos incêndios florestais, os quais representam, aliás, apenas 7% da atividade total, não obstante o impacto mediático desta missão", insiste.

A Liga exige ao presidente da AGIF que apresente "desculpas públicas aos Bombeiros, aos Comandantes de Bombeiros, aos Dirigentes Associativos e às Entidades Detentoras de Corpos de Bombeiros (Câmaras Municipais e Associações Humanitárias de Bombeiros)" e apela ainda ao Governo e à Associação Nacional dos Municípios Portugueses que esclareçam publicamente as condições em que os bombeiros são apoiados financeiramente.

Apela ainda ao Governo para que "sejam tomadas as consequentes medidas pelas afirmações caluniosas" e diz que se reserva no direito de "tomar todas as medidas que considere necessárias e oportunas para responsabilizar o autor das afirmações" e repor da verdade.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luís Fernandes
    28 jul, 2023 Vila do Conde 13:45
    NÃO SABE O QUE DIZ. ELE QUE VENHA GERIR UM CORPO DE BOMBEIROS E DEPOIS FALE.

Destaques V+