Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​ASAE autorizada a verificar quem contribuiu para financiamento da greve dos enfermeiros

15 fev, 2019 - 12:48 • Lusa

Comissão Nacional de Proteção de Dados diz que não tem nada a obstar ao pedido feito pela ASAE.

A+ / A-

A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) considera que a ASAE pode aceder aos dados de quem contribuiu para o financiamento das greves dos enfermeiros em blocos operatórios.

Segundo uma nota publicada no 'site' da CNPD, foi dito à plataforma PPL, que gere o fundo, que "nada obsta" à disponibilização à ASAE da informação pedida para averiguar a origem dos fundos recolhidos.

A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) pretende investigar a origem dos fundos recolhidos pelos enfermeiros através de uma plataforma de financiamento colaborativo, 'crowdfunding', para as greves em blocos operatórios.

A PPL pediu no início desta semana um parecer à Comissão Nacional de Proteção de Dados que lhe respondeu na quinta-feira, afirmando que, de acordo com a legislação de proteção de dados pessoais, "nada obsta" à disponibilização à ASAE da informação solicitada, para "a prossecução das atribuições e o estrito exercício das competências em que está legalmente investida".

A Comissão Nacional de Proteção de Dados refere ainda que este tipo de plataformas está obrigado a manter um registo com a identificação completa dos beneficiários e dos apoiantes, bem como com o montante dos apoios concedidos, individualizados por apoiante e por operação, nos termos de legislação de combate ao branqueamento de capitais, competindo à ASAE verificar especificamente o respeito dessas obrigações legais, bem como fiscalizar e aplicar sanções no âmbito da atividade de financiamento colaborativo".

"Tal compreende o poder de aceder a esse registo, pelo que a CNPD considerou estar preenchida a condição de licitude do tratamento de dados pretendido", por se tratar de "uma operação de tratamento necessária ao exercício da autoridade pública em que está investida por lei a ASAE", sublinha a nota da CNPD.

Através da recolha de fundos, os enfermeiros conseguiram angariar mais de 720 mil euros para financiar os profissionais em greve.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    15 fev, 2019 Lisboa 14:16
    Pena não se terem lembrado disto, quando o António Costa estava à frente da autarquia de Lisboa e usou e abusou deste sistema ...
  • 15 fev, 2019 13:30
    O primeiro ministro tem que andar herritado! Fazem greve sempre a sexta feira" pra terrem fim de semana prolongado!
  • Maximino Martins
    15 fev, 2019 13:18
    É interessante... Não tenho nada contra nem a favor "acerca do pagamento" da greve dos enfermeiros... "Mas acho estranho" que se possa assim tão facilmente "entrar" na identificação dos doadores... E seja tão difícil "termos acesso" à identidade dos que ficvaram a dever milhões à Banca...e que todos nós teremos de pagar...

Destaques V+