Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

I Congresso do Aliança

Santana diz que está no Aliança pelo "lado bonito" da política

09 fev, 2019 - 12:37 • Paula Caeiro Varela , com Rui Barros

Antigo líder do PSD chegou ao primeiro congresso do seu partido. À chegada garantiu que nunca o ouvirão a dizer mal do antigo partido.

A+ / A-

O presidente do novo partido Aliança, Pedro Santana Lopes, chegou este sábado ao congresso do partido por si fundado, em Évora, garantindo que este é "um desafio especial", mas que será um momento sem "nostalgia".

No arranque do primeiro congresso, Santana Lopes insistiu na ideia de que está no Aliança pelo lado "bonito" da política. "Eu gosto é de ver pelo lado bonito da intervenção política. O que é feio – a corrupção, a falta de respeito pelos mandatos, o esquecimento das promessas, os combates estéreis – isso é o lado feio da política e da vida. O lado bonito da política é sermos capazes de lutar por aquilo em que acreditamos, as nossas convicções. Espero que enquanto tiver força consiga lutar por aquilo em que acredito", disse.

Sobre o novo desafio - o de criar um novo partido e concorrer a eleições - Santana Lopes reconhece que é "uma responsabilidade maior" e mais difícil do que usar os recursos de uma grande instituição que já existe. No entanto, para Santana, "é mais bonito ainda" criar tudo do zero.

Questionado pelos jornalistas à entrada para o congresso, Santa Lopes garantiu que não sente nostalgia em relação ao PPD/PSD e que nunca o ouvirão a dizer mal por onde passou. "Gosto de honrar todos aquelas com quem partilhei combates . Por isso ninguém me ouve ou ouvirá dizer mal das casas onde já estive. Agora nostalgia, não. Estou todo virado para o presente e para o futuro", explicou o líder do Aliança.

À entrada para a Arena d’Évora, que, até domingo, é “palco” do congresso do Aliança, Pedro Santana Lopes manifestou-se “bem-disposto” perante “este momento extraordinário, de uma realização exigente, de um partido que nasceu há três meses e tal”.

“Ainda não entrei, mas dizem-me que o que está lá dentro é a prova dessa capacidade de trabalhar” e “trabalhar muito”, vincou, insistindo tratar-se de “um momento especial”.

Abordado sobre a possibilidade do Aliança correr o risco de se tornar o partido dos desencantados, Santana Lopes rejeitou a ideia e respondeu: "Não. Vai ver neste congresso que é o partido da gente encantada", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Valha-nos StªAgrélia
    09 fev, 2019 Lisboa 14:16
    Ao tacho agora dá o nome de lado bonito da politica.

Destaques V+