Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alimentação. Escolas gastam milhares de euros em bolos e chocolates

05 jan, 2019 - 09:31 • Redação

Entre os alimentos comprados pelas escolas estão chocolates, biscoitos, bolachas, sumos ou o leite achocolatado, mas também refrigerantes e até pastilhas e rebuçados.

A+ / A-

As escolas portuguesas gastam milhares de euros em produtos alimentares chocolates, biscoitos, bolachas, sumos ou o leite achocolatado contrariando assim as orientações dadas há seis anos pela Direção-Geral da Educação (DGE).

Segundo o "Diário de Notícias", só no último mês foram publicados mais de 30 contratos no Portal Base (portal onde é possível consultar os contratos celebrados pela administração pública) para a aquisição destes produtos.

Só num mês, escolas de Norte a Sul do país gastaram mais de 300 mil euros com produtos que constam da lista de produtos que, segundo a DGE, devem ser evitados ao máximo nas escolas nacionais.

Entre os alimentos comprados pelas escolas estão chocolates, biscoitos, bolachas, sumos ou o leite achocolatado, mas também refrigerantes e até pastilhas e rebuçados.

No texto das orientações que as escolas receberam por parte da Direção-Geral da Educação, em colaboração com a Direção-Geral da Saúde, há seis anos, pedia-se que as escolas tivessem em atenção aos produtos disponibilizados nos típicos “bares” das escolas.

Este documento é, no entanto, um conjunto de orientações e não uma lei, ao contrário daquilo que acontece nos bares do Serviço Nacional de Saúde, que desde 2017 estão proibidos de vender croquetes, rissóis, chamuças, bolos, snacks, doces e refrigerantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FIlipe
    05 jan, 2019 évora 13:48
    As crianças nas escolas que eu me lembre sempre se comeu Bolas de Berlim , Cones de Chocolate , Sombrinhas da Regina , Batatas Fritas , Sumos ... etc. Nessa altura anos 80 andava era tudo chupado , comia-se sopas da pedra , sopas cação , sopas de tudo o que havia com as gorduras do porco . Ora , as crianças brincavam nas ruas , não me lembro de sentar no sofá , não havia nada que se perde-se tempo sentado . E , hoje até as crianças a comerem folhas de Alface engordam . Passaram a não se mexer , a mexerem apenas os dois dedos de cada mão e passam o tempo sentados frente a um ecrã . Ora , se mesmo no limite se ingeri-se o mesmo equivalente a 1Kg de açúcar ou massas , daria se cada grama de hidrato de carbono tem 4 calorias , daria 4000 mil calorias . Com 4000 mil calorias um ciclista do Tour numa etapa de montanha , simplesmente fica a pé ! Não se ensina nas escolas quanto comer relativo a proteínas , gordura e hidratos carbono . Come-se hoje em Portugal qualquer velhote , mais do triplo de proteínas do que um atleta de culturismo . E são proteínas magras , por Portugal adora-se torresmos , enchidos , carnes vermelhas ... tudo para ter o propósito . Fazer a indústria dos medicamentos e quem os passa , passarem umas boas férias todos os anos e andarem em viaturas de topo . Ensinem as pessoas a comerem conforme o seu metabolismo e é diferente para cada pessoa .
  • 05 jan, 2019 12:11
    Isto sim"e um bom trabalho do diario de noticias"as criancas estao a arranjar doencas com a conivencia do estado!

Destaques V+