Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cuidadores informais. "O que nós queremos é medidas concretas e objetivas ontem. Nem é hoje, era ontem"

06 fev, 2019 - 19:02 • Sérgio Costa

Entrevista a Maria dos Anjos Catapirra, da Associação Portuguesa dos Cuidadores Informais, na véspera de o Governo aprovar medidas de apoio.

A+ / A-

Leia também:


No dia em que o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que vão ser aprovadas medidas de apoio aos cuidadores informais e às pessoas cuidadas, a Renascença entrevista Maria dos Anjos Catapirra, da Associação Nacional de Cuidadores Informais.

Como recebeu o anúncio de que já amanhã serão anunciados apoios aos cuidadores informais?

Sinceramente, sem grande surpresa. Depois de tudo o que já fizemos e depois de tudo o que aconteceu em termos de comunicação social -- entrevistas e, inclusivamente, o Presidente da República recebeu-nos -- não me causa surpresa que o Governo venha anunciar medidas.

Fui apanhada um pouco de surpresa pela notícia hoje de que vai ser aprovado em Conselho de Ministros. Onde é que ficam os partidos nisto? Todos sabemos que os partidos todos -- de formas diferentes, mas todos -- têm estado interessados pela causa. Não foram ouvidos? Não são ouvidos? Esta dúvida fica assim um bocado no ar.

Ou seja, esperava medidas que resultassem de maior consenso político, é isso?

Exatamente. Mais consenso político. Causa-nos alguma estranheza os próprios partidos dizerem que desconhecem o que é que vai surgir.

Do seu ponto de vista, que medidas prioritárias deveriam ser anunciadas já amanhã?

Do ponto de vista da associação, prioritário neste momento seria uma revisão da lei de trabalho, porque as pessoas continuam a precisar de apoio para ter ausências, que são prementes.

Teria de haver o reconhecimento do estatuto do cuidador nas carreiras contributivas. Quando as pessoas cuidam de alguém anos e anos a fio, às vezes nas faixas etárias mais incríveis, não têm direito a nada, inclusivamente reforma.

Para nós, o premente mesmo -- e acho que muita gente se está a esquecer disto -- é que há muitos cuidadores em situação de pobreza. As pessoas deixam de receber vencimentos, deixam de receber subsídios. E nem todas têm um suporte financeiro, um cônjuge, os pais, seja quem for. Há muitas famílias monoparentais e muitos filhos a cuidar de pais que não têm vencimentos. Portanto, um subsídio ou um apoio ao cuidador seria de extrema importância.

Dos contactos que tem mantido com o governo, acredita que de facto há sensibilidade para avançar nesse sentido?

Eu acredito que haja sensibilidade, não sei é até que ponto há muita vontade. Eu estive presente nas audições das secretárias de Estado e fiquei com a sensação de que vinham dali projetos-piloto.

Os cuidadores não precisam de projetos-piloto. Não se vai conseguir tirar ninguém da pobreza nem dar apoio a ninguém com um projeto-piloto. Isso faz-se com as IPSS, com os centros de saúde, não se faz com o ato de cuidar.

As pessoas acabam por ter de cuidar, quer queiram, quer não, sejam quais forem as condições financeiras que tenham ou que não tenham. Portanto, se a senhora secretária de Estado, quando foi ouvida na Assembleia da República, passou a ideia que tinha para o Governo e o Governo agarrou essa ideia, isso não nos vai adiantar nem atrasar nada. Ficamos todos na mesma.

O que nós queremos é medidas concretas e objetivas ontem. Nem é hoje. Era ontem.

Todos nós sabemos que ninguém vai parar de cuidar, porque não há instituições que cheguem para as pessoas e também há quem não queira pôr as pessoas em instituições. A situação de pobreza mantém-se e a situação de carência dos produtos mantém-se.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nelson
    15 fev, 2019 Santarem 18:36
    Comentário tão desumano e ignorante, deve ser de certeza um dos muitos ingratos que não estão para perder tempo com quem lhes deu a vida e que cuidaram deles e os despacham para essas "instituições" .Só são filhos na hora da herança. Tristes.
  • FIlipe
    06 fev, 2019 évora 20:02
    O Estado é que tem de encontrar medidas e espaços físicos para albergar toda essa gente . Não tem sentido algum agora o povo andar a pagar dos seus impostos do trabalho a gente que não tem formação e por vezes só por não querer as pessoas institucionalizadas , aderir a verbas ilícitas . No passado Medieval era assim como querem hoje , só com a diferença de hoje verem na situação uma forma de negócio próprio . Também não é lícito haverem pessoas que tudo fizeram para morrer depressa , não evitando os excessos , como drogas e álcool no sangue e daí tiveram acidentes que os deixou limitados , virem agora acampar e requerem mais regalias que o povo dito "normal" que trabalha de sol a sol e só consegue o ordenado mínimo . Eu acabava com isso dos cuidadores informais já , gasta reabilitar edifícios velhos Estatais e os converter em instituições para albergar essa gente . Não tem como terem mais regalias que um cidadão normal . Se virem as Condições Gerais das Apólices de Seguros , exclui certas aventuras no Mundo e o Estado não tem que pagar isso , o Estado é o povo que trabalha para sustentar essa gente dita incapaz , uns podem ter razão pois tiveram infelicidade de lhe cair um avião em cima mas outros procuram a morte todos os dias ... depois pagam caro .

Destaques V+