Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mário Centeno diz défice em 2018 ficou próximo de 0,6% do PIB

06 fev, 2019 - 10:34

A meta inscrita no Orçamento para o défice de 2018 era de 0,7% do PIB.

A+ / A-

O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse, esta quarta-feira, no parlamento que o défice orçamental de 2018 ficou próximo de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB), revendo em baixa a última estimativa.

“Devemos fechar 2018 com um valor próximo de 0,6%, ano após ano apresentamos valores de défice mais baixos do período democrático”, disse Centeno na Comissão de Orçamento e Finanças.

O Governo inscreveu no Orçamento uma meta de défice de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2018, mas o ministro das Finanças, Mário Centeno, admitiu em 21 de dezembro, em entrevista à agência Lusa, rever em baixa este valor, após o INE ter anunciado um excedente de 0,7% do PIB no terceiro trimestre.

Em 2017, o défice ficou nos 3% do PIB, incluindo a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, sendo que sem esta operação teria sido de 0,9%.

Sobre a dívida pública, Centeno disse que ficou no final de dezembro passado em 121,4% do Produto Interno Bruto (PIB).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco Andrade
    06 fev, 2019 Loulé 12:47
    Face às evidentes e galopantes cativações na Saúde, Transportes, Ambiente...difícil seria o contrário.

Destaques V+