Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Perante reclusos, Papa critica "murmuração e bisbilhotice" que "esmaga e condena"

25 jan, 2019 - 15:59 • Aura Miguel , no Panamá, com redação

Num centro correcional de menores, Francisco deixou críticas à "cultura do adjetivo que desqualifica as pessoas". "Somos mais do que os rótulos que nos dão", lembrou aos reclusos.

A+ / A-
Papa visita jovens reclusos. "Lutem por encontrar caminhos de inserção"
Papa visita jovens reclusos. "Lutem por encontrar caminhos de inserção"

“Cada um de nós é muito mais do que os rótulos que nos dão”. Esta foi a mensagem que o Papa Francisco deixou aos jovens reclusos do Centro Correcional de Mores Las Garzas de Pacora, no Panamá, onde vivem cerca de 150 jovens, a maioria deles menores.

Francisco lamentou ver uma sociedade que prefere um olhar “estéril e infecundo – o da murmuração e bisbilhotice”, em vez daquele que “que convida à transformação e conversão – o do Senhor”.

“Que pena faz ver uma sociedade que concentra as suas energias mais em murmurar e indignar-se do que em comprometer-se, empenhar-se por criar oportunidades e transformação!”, afirmou o Papa.

Francisco deixou críticas à "cultura do adjetivo que desqualifica as pessoas". “Adoramos adjetivar as pessoas”, lamentou o Papa, lembrando que os rótulos, “em última análise, nada mais produzem senão divisão: daqui os bons, além os maus; daqui os justos, além os pecadores”.

“Este procedimento contamina tudo, porque levanta um muro invisível que faz pensar que marginalizando, separando e isolando resolver-se-ão, magicamente, todos os problemas”, explicou.

O Santo Padre lembrou que Jesus pede o contrário. “O seu olhar desafia-nos a pedir e procurar ajuda para percorrer os caminhos da superação”.

“Comendo com publicanos e pecadores, Jesus quebra a lógica que separa, exclui, isola e divide falsamente entre «bons e maus». E fá-lo, não por decreto ou com boas intenções, nem com voluntarismos ou sentimentalismo, mas criando vínculos capazes de permitir novos processos; apostando e fazendo festa em cada passo possível”, explicou o Papa.

Francisco deixou conselhos aos reclusos: “Por vezes a murmuração parece vencer, mas não acrediteis, não lhe presteis ouvidos. Procurai e ouvi as vozes que impelem a olhar para diante e não aquelas que vos desencorajam”.

“A alegria e a esperança do cristão – de todos nós, também do Papa – nasce de ter experimentado alguma vez este olhar de Deus que nos diz: tu fazes parte da minha família e não posso abandonar-te às intempéries, não posso perder-te pelo caminho, estou contigo aqui. Aqui? Sim, aqui”.

Francisco lembrou a importância de a sociedade “fazer festa pela transformação dos seus filhos”. “Uma comunidade adoece quando vive a murmuração que esmaga e condena, sem sensibilidade. Uma sociedade é fecunda quando consegue gerar dinâmicas capazes de incluir e integrar, assumir e lutar para criar oportunidades e alternativas que deem novas possibilidades aos seus filhos, quando se preocupa por criar futuro com comunidade, instrução e trabalho. E embora possa experimentar a impotência de não saber como, nem por isso se rende e volta a tentar. ”.

No fim da cerimónia, o Papa confessou cinco dos jovens presentes no centro correcional de menores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 25 jan, 2019 17:16
    Sr. Heitor! O marcelo rebelo de sousa e um ganda cusvilheiro"nao adianta o papa dar ralhetes!

Destaques V+