Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dinamarca quer pôr migrantes em ilha isolada e transportá-los até lá no barco "vírus"

04 dez, 2018 - 18:10

Objetivo é que os migrantes condenados por crimes e que não podem ser deportados se sintam "indesejados".

A+ / A-

A Dinamarca está a planear levar os imigrantes, que o país considera indesejados, para uma pequena ilha isolada. Neste momento, essa ilha alberga os laboratórios, estábulos e o crematório de um centro de investigação de doenças contagiosas entre animais.

E como se fosse preciso tornar a mensagem mais clara, um dos dois ferries que faz o transporte para a ilha chama-se vírus.

“Eles não são bem-vindos na Dinamarca, e vão senti-lo”, escreveu no Facebook o ministro das migrações Inger Stojberg.

Na sexta-feira, o governo de centro-direita e o Partido do Povo, de direita, anunciaram um acordo para abrigar até 100 pessoas na ilha de Lindholm - são estrangeiros que foram condenados por crimes e que não podem ser devolvidos aos países de origem.

A ilha localizada numa enseada do Mar Báltico, fica a cerca de três quilómetros da costa mais próxima, e o serviço de barcos não é frequente.

"Vamos reduzir o número de partidas tanto quanto possível", disse Martin Henriksen, porta-voz do Partido do Povo para os temas das migrações, à TV 2. "Vamos torná-lo tão pesado e caro quanto possível."

O acordo prevê o investimento de 101 milhões de euros para a construção de acomodações nos próximos quatro anos, sendo que se prevê que sejam abertas em 2021.

O ministro das Finanças, Kristian Jense, que liderou o processo, garante que o local não é uma prisão ao mesmo tempo que avisa que quem lá morar terá de dormir na ilha.

Louise Holck, diretora executiva do Instituto dos Direitos Humanos da Dinamarca, diz que a organização que lidera irá averiguar de perto se a Dinamarca poderá estar a violar as suas obrigações internacionais.

Este acordo nasce da necessidade de aprovar o orçamento do Estado. Todos os anos o Partido do Povo faz novas exigências para dar o voto favorável ao documento.

Na Dinamarca, tal como em outros países europeus, a chegada de migrantes do Médio Oriente e de África fez nascer um uma resposta populista e nacionalista.

Os juristas locais disseram que é muito cedo para dizer se o projeto da ilha de Lindholm poderá esbarrar na constituição. Compararam esta vontade a um projeto do governo italiano que foi chumbado em 1980 pelo Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    02 jan, 2019 11:03
    Ó Filipe, os vistos gold são, como a palavra gold indica, para ricos. Mas tu dos imigrantes ricos não te queixas... Hipócrita!
  • rui jorge
    05 dez, 2018 santarem 00:41
    Uma vergonha de pais, ha algo de muito podre no reino da dinamarca
  • Filipe
    04 dez, 2018 évora 18:48
    Sempre podem enviar para Portugal quase todos , cá dão Vistos Gold . Qualquer dia sobem o patamar e afincam com Vistos Platina ... aos mais mafiosos vindos com passaporte criminal carimbado .

Destaques V+