A+ / A-

Sismo de 7.5 atinge a Indonésia. Autoridades já levantaram alerta de tsunami

28 set, 2018 - 11:51

Durante a manhã, um sismo mais ligeiro fez colapsar algumas casas. Pelo menos uma pessoa morreu e 10 ficaram feridas.

A+ / A-

Um terramoto atingiu a costa da ilha de Sulawesi, na Indonésia, esta sexta-feira. O sismo, de magnitude 7.5 na escala de Richter, é o segundo do dia. As autoridades do país esperam vários danos por toda a região e chegou a ser emitido um alerta de tsunami, entretanto já levantado.

Durante a manhã, um primeiro terramoto causou a morte de uma pessoa, além de dez feridos. Várias casas desabaram com o tremor. Depois de o segundo sismo ter sido registado, as autoridades da Indónesia alertaram a população no centro e no oeste da ilha de Sulawesi, para se deslocarem para locais mais altos, longe do mar.

O sismo começou por ser categorizado como de 7.7, descendo depois pelas autoridades para 7.5. Começaram por alertar para o risco de tsunami, mas passada uma hora, afastaram a hipótese, mas pediram à população para se manter afastada de edifícios, devido a possíveis réplicas.

Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da agência nacional de desastres do país, disse que as autoridades esperam mais vítimas e mais danos.

Durante o verão, vários sismos fizeram-se sentir na costa de Lombok, a algumas centenas de quilómetros de Silowesi. Em julho e agosto, morreram 500 pessoas vítimas destes abalos.

De recordar que em 2004, um sismo no oceano Índico matou cerca de 226 mil pessoas em 13 países diferentes. Só na Indonésia, morreram 130 mil, sendo que a ilha mais atingida foi Sumatra. A Indonésia é um país composto por mais de 13 mil ilhas, situado entre placas tectónicas no oceano Pacífico que frequentemente causam terramotos na região. Tem uma população de cerca de 261 milhões de pessoas.

[Notícia atualizada às 12h31]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+