Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CP reage à polémica. Comboio do PS não afeta circulação

24 ago, 2018 - 17:32

Empresa diz que "há décadas" que tem "comboios especiais".

A+ / A-

A CP esclareceu que "há décadas" que realiza "comboios especiais", tendo sido feitos 1.706 no ano passado, e garantiu que a sua circulação "é programada", pelo que "não afeta a realização de outros comboios".

Este esclarecimento surge na sequência de uma notícia do Observador, segundo a qual a CP "aceita os atrasos" noutros comboios para que circulem comboios fretados para a Festa de Verão do PS.

"A CP realiza, há décadas, comboios especiais para os mais diversos clientes. Em 2017, foram realizados 1.706 comboios especiais e até 23 de agosto de 2018 775 comboios", refere a empresa, em comunicado.

"Sempre que se realiza um comboio especial, a CP solicita o respetivo canal horário ao gestor da infraestrutura, uma vez que os mesmos não estão integrados na circulação programada e regular. A IP [Infraestruturas de Portugal] analisa a viabilidade do pedido do operador ferroviário e, em caso positivo, emite um documento designado Carta Impressa, que contém os detalhes técnicos da marcha do comboio em causa", prossegue a empresa de transporte ferroviário.

"Este é um procedimento regular, no dia-a-dia das operações ferroviárias", salienta a CP, garantindo que "a circulação é programada e, portanto, não afeta a realização de outros comboios".

Acrescenta que entre os clientes de comboios especiais realizados pela CP "contam--se entidades de naturezas diversas, designadamente, empresas, associações, grupos de cidadãos, clubes desportivos, partidos, festivais de música, autarquias, entre outros, desde que existam condições operacionais para os realizar, nomeadamente a disponibilidade de canal horário por parte do gestor da infraestrutura e o acordo mútuo relativamente às condições comerciais acordadas".

Também esta sexta-feira, o secretário-geral do PS, António Costa, tinha afirmado o comboio fretado pelo partido para a festa de verão socialista em Caminha como um "serviço comercial absolutamente normal" e que é prestado a qualquer cliente.

Questionado pelos jornalistas durante uma visita aos Passadiços do Paiva, em Arouca, distrito de Aveiro, realizada enquanto primeiro-ministro, António Costa notou que "um comboio fretado é um serviço prestado a qualquer cliente".

António Costa acabaria por não responder completamente à questão, que confrontava o líder do PS com a notícia do Observador.

Também o PCP já tem contratado comboios para a Festa do Avante. Este ano, confirmou o gabinete de imprensa à Renascença, o Partido e a direção da Festa optaram por não o fazer.

Os comunistas desvalorizam a polémica sobre a contratação de serviços por diversas entidades, mas revelam grande preocupação com o desinvestimento na ferrovia que, segundo o PCP, o actual governo PS tem mantido. E exigem respostas aos problemas reais e inadiáveis.

Em comunicado, o PCP frisa que não deixará de questionar o ministro das Infraestruturas e o presidente da CP na audição no Parlamento sobre a degradação da oferta e do serviço ferroviário, pedida por vários partidos.

O jornal 'online' refere que os comboios que vão levar vários militantes socialistas desde o sul do país até à festa da 'rentrée' socialista, em Caminha, são prioritários e, se for necessário, podem atrasar o serviço regular da CP pelas zonas em que passam.

O percurso de ida e volta, diz o Observador, é Santa Apolónia-Pinhal Novo-Caminha.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    25 ago, 2018 Lisboa 11:38
    Isto é uma cortina de fumo. Não é por haver um comboio fretado - coisa que há todos os anos e não só para isto - que se explicam ou resolvem os problemas da CP. Resolvem-se com aposta clara - e não apenas palavrosa para abrir Telejornais - na ferrovia, com verdadeiro investimento, contratação de pessoal, revitalização de linhas, abertura de novas linhas e aquisição/construção de comboios. E é isso precisamente, que não se vê, só se vêem jogos de palavras e promessas ocas. Todos têm culpas no estado a que a CP chegou: o governo PAF, fechou linhas, despediu pessoal, tentou uma privatização a todo o gás, sem cuidado com as pessoas, visando apenas negociatas. O dito governo da geringonça, há 3 anos no Poder, nada fêz a não ser cativações. Investimentos só o minimo dos minimos para manter qualquer coisa a rodar nos carris. Qual a intenção? Proteger as PPP's rodoviarias para evitar ter de pagar as compensações gigantescas em contratos leoninos super-inclinados a favor dos privados e contra o Estado? Neste ponto o dito "supremo interesse publico" não pode ser invocado, ou só serve para cortar salários e destruir o direito à Greve? Ou é para manter o bom consumo de gasolina e gasóleo nas estradas para continuar a arrecadar milhões em impostos absurdamente altos? A quem interessa a destruição da Ferrovia Nacional?
  • Anonimus
    25 ago, 2018 00:19
    Para isto ha carruagens. Aposto que não falhará o AC. O Zé Povo que ande a pé, ou encha o depósito, que o Governo precisa de impostos. E o Costa ainda goza... atrasos? Isso é que era bom.
  • Pedro Godinho
    24 ago, 2018 Lisboa 19:20
    Bem sei que é difícil, mas que tal o PS ter alguma vergonha..?

Destaques V+