Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Mudança da hora? “Problema em Portugal é a privação de sono”

31 ago, 2018 - 20:06

Em declarações à Renascença, a especialista em sono Teresa Paiva alerta que “em Portugal começa tudo muito cedo e acaba tudo muito tarde e isso é que faz mal”.

A+ / A-

A proposta para acabar com a mudança da hora é um sinal positivo que pode promover o debate em torno dos maus hábitos de sono e trabalho dos portugueses, defende Teresa Paiva, especialista portuguesa em sono.

Em declarações à Renascença, Teresa Paiva alerta que “em Portugal começa-se tudo muito cedo e acaba-se tudo muito tarde e isso é que faz mal”.

“É preciso pensar as coisas de outra maneira. Nos países do Norte da Europa não é assim. As pessoas levantam-se cedo, mas não continuam a trabalhar até muito tarde”, compara.

Para a especialista em problemas do sono, a atual “mistura de horários matutinos e notívagos é muito inconveniente em Portugal, porque a sociedade portuguesa está a ter muita privação de sono”.

Dá o exemplo de um estudo recente, segundo o qual “a percentagem de pessoas que dorme menos de cinco horas é extraordinariamente alta em Portugal, quando comparada com a percentagem nos Estados Unidos ou no Brasil”.

Segundo Teresa Paiva, o paradigma das oito horas de sono chegou ao fim e trata-se de uma situação tão preocupante quando a tendência para dormir pouco começa “logo muito cedo na vida”.

“Havia o paradigma das oito horas para dormir, oito para trabalhar e oito para fazer o que nos apetecer e esse paradigma, atualmente, não existe em Portugal. As pessoas trabalham 10 ou 12 horas, as crianças estão na escola durante muitas horas. Esta engrenagem que estamos a viver, pondo crianças, mulheres e crianças a trabalhar muito não é uma boa solução”, remata Teresa Paiva.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciou esta sexta-feira que vai propor o fim da mudança da hora, depois de um inquérito realizado a 4,6 milhões de europeus.

Uma maioria "muito clara" de 84% dos cidadãos europeus pronunciaram-se a favor do fim da mudança de hora na consulta pública realizada este verão, de acordo com resultados preliminares divulgados esta sexta-feira pela Comissão Europeia.

Os resultados preliminares publicados pelo executivo comunitário - os finais serão divulgados "nas próximas semanas" - revelam que os portugueses que participaram no inquérito "online" estão em linha com a média europeia, já que 85% também defenderam que deixe de se mudar o relógio duas vezes por ano, o que Bruxelas pretende agora implementar, com a apresentação de uma proposta legislativa.

Naquela que foi, de forma destacada, a consulta pública mais participada de sempre, com mais de 4,6 milhões de contributos oriundos de todos os Estados-membros, a maior parte das respostas veio da Alemanha, onde o assunto foi particularmente mediatizado, apontando a Comissão que a taxa de participação em percentagem da população nacional variou entre os 3,79% na Alemanha e os 0,02% no Reino Unido, tendo em Portugal participado no inquérito 0,33% da população.

Os resultados preliminares, acrescenta Bruxelas, "indicam também que mais de três quartos (76%) dos participantes consideram que a mudança de hora duas vezes por ano é uma experiência «muito negativa» ou «negativa»", e "como justificação do desejo de pôr fim a esta regras, alegam-se o impacto negativo na saúde, o aumento de acidentes de viação ou a falta de poupanças de energia".
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FM.
    01 set, 2018 GAIA 12:44
    A MAIORIA DOS PORTUGUESES ESPERA,QUE A HORA DE VERÃO SE MANTENHA PARA SEMPRE.SE TAL SE MANTIVER,TENHO A CERTEZA ,QUE ACABARÃO AS DEPREÇÕES .NUMA POPULAÇÃO IDOSA COMO A PORTUGUESA,DEVE-SE PROTEGER TODOS,MAS FUNDAMENTALMENTE OS IDOSOS.QUEM NÃO OS PORTEGE,´DESPREZA A HISTÓRIA DO PAÍS.

Destaques V+