Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Calor

Não são só os portugueses a receber este SMS

04 ago, 2018 - 14:15

A mensagem da Autoridade Nacional de Proteção Civil está a ser divulgada pelas operadoras nacionais desde as 9h00.

A+ / A-

Também os turistas estão, este sábado, a receber mensagens de alerta da Proteção Civil por causa do calor: "Risco extremo incêndio rural nos distritos Coimbra/Leiria/Lisboa/Santarém. Fique atento. Em caso de dúvida: 800 246 246 ou www.prociv.pt / ANPC".

Os SMS estão a ser enviados desde as 9h00 para quem se encontra em locais com risco extremo de incêndio, que hoje é, sobretudo, a zona Centro do continente.

"Recebe o SMS quem, nesse momento, se encontrar nos distritos abrangidos ou nas suas proximidades", disse à agência Lusa Jorge Dias, da Divisão de Comunicação e Sensibilização da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Jorge Dias frisou que se trata de "um aviso preventivo, para as pessoas estarem mais atentas e terem cuidados redobrados". Tal como é explicado na página da internet da ANPC, "quem, aquando da emissão do pedido de difusão do aviso, não se encontrar nos distritos abrangidos ou nas suas proximidades, não irá receber o SMS".

"Estão incluídos no envio os clientes de operadores estrangeiros (cidadãos em 'roaming'), sendo para estes casos remetido um SMS em português e inglês", segundo o organismo.

Os SMS não estão, no entanto, a ser recebidos ao mesmo tempo por todos os que estão no mesmo distrito, com algumas pessoas a receberem os avisos com uma hora de diferença.

Este sistema de aviso foi criado em outubro passado, por resolução do Conselho de Ministros, na sequência dos graves incêndios florestais do ano passado, como "uma rede automática de avisos à população em dias de elevado risco de incêndio".

"O sistema resulta dos trabalhos que a ANPC vem desenvolvendo, conjuntamente com a Autoridade Nacional das Comunicações, os operadores de comunicações móveis e a secretaria geral da Administração Interna", sob supervisão do secretário de Estado da Proteção Civil, adiantou.

"O SMS não tem quaisquer custos para o utilizador e não requer qualquer adesão por parte do mesmo", esclarece a ANMP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 04 ago, 2018 15:47
    Renato! Esta por ai o ze perdigao?

Destaques V+