A+ / A-

Rui Rio para Centeno: “Apanha-se mais depressa um mentiroso do que um coxo"

24 jul, 2018 - 17:55

Declarações do ministro das Finanças ao Público mostram que o discurso oficial do Governo do milagre económico e do fim da austeridade "não é verdade", defende o presidente do PSD.

A+ / A-

O presidente do PSD, Rui Rio, considerou, esta terça-feira, que as declarações do ministro das Finanças na segunda-feira mostram que o discurso oficial do Governo do milagre económico e do fim da austeridade "não é verdade".

"O que ele [o ministro das Finanças, Mário Centeno] está a dizer é que o discurso oficial do Governo não é verdade. Porque agora faz uma coisa exatamente ao contrário. Na hora da verdade, não tem dinheiro para isto, não tem dinheiro para aquilo, não tem dinheiro para aqueloutro", disse Rui Rio, que reagia à entrevista do ministro das Finanças ao Público na segunda-feira, na qual advertiu os partidos de que "não é possível pôr em causa a sustentabilidade de algo que afeta todos, só por causa" da contabilização do tempo de serviço dos professores.

Rui Rio referiu-se ao "discurso do Governo" do "milagre económico", de que "a economia está fantástica, que a austeridade acabou" para concluir que, na entrevista, o ministro das Finanças "está a dizer que nada disso é verdade".

"O nosso povo costuma dizer que 'se apanha mais depressa um mentiroso do que um coxo' e o discurso oficial do Governo do milagre económico e de que acabou a austeridade está comprovado que não é assim", sustentou.

Apesar disso, o líder social democrata manifestou-se de acordo com a posição de Centeno, considerando que o Orçamento do Estado "tem de ser uma peça equilibrada e Portugal não pode voltar a cometer os erros que cometeu no passado".

"Uma coisa é termos isso em atenção, que é o que decorre da entrevista. Outra coisa é em que medida a entrevista e o discurso da entrevista batem certo com o discurso oficial do Governo, que promete aquilo que não pode prometer, em que se compromete com aquilo que não se pode comprometer, em que dá esperanças às pessoas e a determinadas camadas profissionais que depois não está capaz de dar", vincou.

Para Rui Rio, "metade do Governo está a fazer o discurso de uma maneira e outra metade a fazer de outra".

O líder do PSD falava aos jornalistas no final de uma visita aos Jogos Europeus Universitários 2018, que decorrem em Coimbra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    25 jul, 2018 aveiro 17:23
    Sr. Rui Rio, com essa afirmação , então estão todos capturados , uma das primeiras qualidades de um Politico é saber aldrabar . Você sabe bem disso !

Destaques V+