Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aeroporto de Lisboa

Bruxelas quer taxa aplicada a todos, mas em Portugal nem turistas nem residentes a pagam

19 jul, 2018 - 15:42 • Henrique Cunha

Bruxelas deu esta quinta-feira um prazo de dois meses a Portugal para que a taxa do aeroporto de Lisboa seja aplicada também a residentes no país. Contudo, a taxa não é cobrada a ninguém.

A+ / A-

A Comissão Europeia deu dois meses para que a taxa do aeroporto de Lisboa seja aplicável também a residentes em Portugal. Contudo, ao que apurou a Renascença, a referida taxa não está a ser paga.

De acordo com a ANA aeroportos, a referida taxa só foi paga em 2015, no primeiro ano da sua aplicação. Nesse ano, a ANA aeroportos suportou o pagamento da taxa, mas deixou claro que a Câmara de Lisboa teria de encontrar outra solução para a cobrança daquilo que seria, numa fase embrionária, a Taxa Turística.

Bruxelas deu esta quinta-feira um prazo de dois meses para que a taxa do aeroporto de Lisboa seja aplicável também a residentes em Portugal, considerando que a cobrança a não-residentes apenas corresponde a uma discriminação em razão da nacionalidade, o que viola as leis da UE.

No entanto este imposto não é cobrado desde 2016, altura em que a ANA deixou de pagar à Câmara de Lisboa. Atualmente ninguém paga, turistas incluídos.

Indiferente à sua cobrança, fonte da representação da Comissão Europeia em Portugal disse à Renascença que a preocupação de Bruxelas é promover a equidade de tratamento, e por isso decidiu notificar Portugal.

A Comissão diz que se Portugal não atuar no prazo de dois meses, pode decidir submeter o caso ao Tribunal de Justiça da União Europeia.

Contas feitas, Portugal pode vir a ser alvo de um procedimento sobre algo que não está a ter aplicação prática.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    19 jul, 2018 19:13
    A União Europeia está cada vez mais ridícula.

Destaques V+