Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2019

O aviso de Marcelo: "É bom para o país que não haja crise nenhuma” no Orçamento

03 jul, 2018 - 19:24

Presidente da República espera que não haja crise no Orçamento e que lhe chegue diploma para promulgar.

A+ / A-

O Presidente da República escusou-se esta terça-feira a comentar diretamente a queixa do PCP de pressões para aprovar o Orçamento para 2019, mas reiterou que é indesejável uma crise e que espera receber um diploma para promulgação.

Questionado pelos jornalistas sobre a afirmação do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, de que o Presidente e o primeiro-ministro estão com "declarações convergentes" a exercer uma "pressão inaceitável" sobre os comunistas para que aprovem o orçamento, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: "Como sabem, eu não comento as declarações partidárias".

O chefe de Estado, que falava no final de uma festa da Casa Pia de Lisboa, no Jardim Vasco da Gama, em Belém, disse que não tenciona falar mais sobre o Orçamento do Estado para 2019 até ao fim do processo no parlamento, mas acabou por reiterar a mensagem de que "é bom para o país que não haja crise nenhuma e que, portanto, o orçamento seja aprovado".

"O que eu espero é que, no fim deste processo todo, haja um orçamento que chegue às minhas mãos para promulgar", reforçou.

Marcelo Rebelo de Sousa voltou a advertir para a atual conjuntura europeia e internacional: "Aquilo que se passa na Europa e no mundo só dá razões àquilo que eu tinha dito no passado porque, no mundo, temos o risco de uma guerra comercial, na Europa, temos muitas decisões fundamentais que estão por tomar, sobretudo sobre como é que vai ser financeiramente a partir de 2021 e até 2027".

"Portanto, juntar a essa situação qualquer tipo de ruído ou de crise não é bom para Portugal", acrescentou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • agostinho couto
    04 jul, 2018 Linden, Nova Jérsia, Estados Unidos 01:09
    Seria optimo para Portugal se nao houvesse Marcelo como presidente ,, pura ,,inutilidade ,,,,um verdadeiro presidente da R epublica ,,neste caso ,,ficava ,,isento ,,nao ,interferia ,, deixava para o governo o que pertence ao governo ,, e para o ,,presidente da republica o que ,,pertence e e dever do ,,presidente da Republica ,, nao tem que ,,alinhar ou ,,desalinhar achar que sim ou achar que nao ,,tem so mesmo que garantir ,, e exiguir e fiscalizar ,, e o bom funcionamento das ,,instiruicoes que ,,gerem o pais e esse o seu dever,, mais que isso ,,foi para isso que foi ,,eleito ,, e nao para andar de,,braco dado com o gerverno ,,,,giringonso ,,por sinal ,,como fazem ,,os ,,pares de ,,pombinhos ,,enquanto nao chegam as ,,,dificuldades da vida ,,
  • Kelvin
    03 jul, 2018 Kaza 22:24
    ... e a festa continua!

Destaques V+