Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Itália. Giuseppe Conte reconvidado para primeiro-ministro

31 mai, 2018 - 21:24

Movimento 5 Estrelas e Liga voltam a apresentar o mesmo nome para chefiar o novo Executivo, que vai tomar posse esta sexta-feira.

A+ / A-

O Presidente de Itália voltou a encarregar o jurista Giuseppe Conte, nome acertado pelo Movimento Cinco Estrelas e pela Liga para ser primeiro-ministro, para formar Governo, anunciou a presidência.

Conte, um jurista especializado em direito civil e administrativo sem passado político, vai apresentar pela segunda vez ao Presidente italiano, Sergio Mattarella, a sua equipa governativa.

Os futuros ministros do novo Governo italiano deverão prestar juramento na sexta-feira, numa cerimónia agendada para as 16h00 locais (15h00 em Portugal), disse o secretário-geral da Presidência italiana, Ugo Zampetti.

Sergio Mattarella convocou Giuseppe Conte depois de o M5S e a Liga terem chegado a acordo esta quinta-feira.

No domingo passado, Giuseppe Conte renunciou à tarefa de formar um novo Governo italiano, face às dificuldades encontradas então para escolher o seu executivo.

Giuseppe Conte chegou a esta decisão depois dos problemas que suscitaram a candidatura como ministro das Finanças e Economia do eurocético Paolo Savona, de 81 anos, conhecido pelas suas posturas anti-euro.

Itália, que realizou eleições gerais em 4 de março, está sem Governo há quase três meses.

Lista dos principais ministros:

Vice-primeiro-ministro e Interior: Matteo Salvini (líder da Liga)

Vice-primeiro-ministro e Trabalho: Luigi Di Maio (líder do movimento 5 estrelas)

Economia e Finanças: Giovanni Tria

Negócios Estrangeiros: Enzo Moavero Milanesi

Assuntos Europeus: Paolo Savona (nome chumbado como ministro das Finanças)

Justiça: Alfonso Bonafede

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+