Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cuidadores informais em luta para reivindicarem estatuto

19 mai, 2018 - 11:04

Os cuidadores reclamam uma redução de 50% do horário de trabalho sem redução salarial, benefícios fiscais e uma rede de cuidados continuados.

A+ / A-

Os cuidadores informais – pessoas que têm ou tiveram familiares dependentes a cargo – manifestam-se, este sábado, pela criação do Estatuto do Cuidador Informal, que ainda espera por uma decisão no parlamento.

O protesto, marcado para as 14h30, em Lisboa, reivindica a criação de um estatuto para aqueles que, diariamente, asseguram o bem-estar de familiares que dependem de si.

“Não queremos que se ande de estudo em estudo até que o estatuto saia cá para fora”, defende Sofia Figueiredo, uma cuidadora informal que cuida da avó, de 84 anos, que tem um problema de demência, que entende que pessoas como ela “precisam urgentemente de um estatuto”

A manifestação que começa na Praça da Figueira e a terminar no Terreiro do Paço, é mais uma das ações reivindicação do estado, um ano e meio depois de uma petição ter dado entrada na Assembleia da República.

Em Guimarães, a manifestação acontece no Largo Donães.

Os cuidadores reclamam uma redução de 50% do horário de trabalho sem redução salarial, benefícios fiscais e uma rede de cuidados continuados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+