Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nasim odiava o YouTube e entrou a disparar na sede da empresa

04 abr, 2018 - 09:14

A youtuber, de 39 anos, foi identificada como a atiradora que fez quatro feridos antes de se suicidar na Califórnia.

A+ / A-

Terá sido o “ódio” ao YouTube que levou uma mulher a iniciar um tiroteio na sede da empresa. De acordo com pai, citado pela Associated Press, Nasim Aghdam “estava furiosa” com o Youtube por ter deixado de pagar pelos vídeos que ela publicava na plataforma. “Ela estava sempre a queixar-se de que o YouTube lhe tinha arruinado a vida”, acrescenta o irmão ao jornal “The Mercury News”.

Nasim, de 39 anos, tinha uma página na Internet, em que publicava vários posts sobre a cultura persa e veganismo. No mesmo site, queixava-se da nova política de parcerias do Youtube. “Não há oportunidades iguais de crescimento no YouTube ou em qualquer outra plataforma de partilha de vídeos. O teu canal só vai crescer se eles quiserem”, escreveu Nasim.

Em Janeiro, o YouTube lançou novas regras para que os utilizadores possam ganhar dinheiro com os vídeos. Um canal só poderá ser parceiro quando alcançar os mil subscritores e quatro mil horas de visualização nos últimos doze meses. Além dos novos requisitos para lucrar com vídeos, foram também introduzidas novas medidas para restringir conteúdos impróprios. As novas regras prejudicaram os canais mais pequenos.

“Estou a ser discriminada e filtrada pelo YouTube. E não sou a única”, disse Nasim num dos vídeos publicados. “Os meus vídeos antigos tinham muitas visualizações e deixaram de ter. Isto acontece porque estou a ser filtrada pela plataforma.”

Na segunda-feira, o pai de Nasim já tinha alertado as autoridades para um possível desaparecimento da filha, que não atendia o telefone há dois dias, temendo que ela pudesse dirigir-se à sede do YouTube.

Mais tarde, a polícia encontrou-a a dormir no carro, a cerca de 48km do quartel-general do YouTube. Nasim ter-se-á recusado a responder às perguntas das autoridades, mas, segundo a polícia, não aparentava constituir perigo para si própria ou para os outros, pelo que foi deixada em liberdade.

Tiroteio na sede do Youtube na Califórnia faz um morto e vários feridos
Tiroteio na sede do Youtube na Califórnia faz um morto e vários feridos

Esta terça-feira, entrou na sede do YouTube e desencadeou um tiroteio, ferindo três pessoas. Nasim Aghdam foi encontrada morta com um tiro aparentemente auto-infligido.

As autoridades continuam a investigar o motivo do tiroteio, por não haver provas de que Nasim conhecia as vítimas nem de que os alvos tenham sido escolhidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+