Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França

Ex-Presidente Sarkozy vai a julgamento por financiamento ilegal

07 fev, 2017 - 10:00

Para além do antigo líder francês, outras 13 pessoas também vão ser julgadas no mesmo caso.

A+ / A-

O antigo Presidente francês Nicolas Sarkozy vai ser julgado por financiamento ilegal da campanha eleitoral de 2012. A notícia é avançada pela agência Reuters, que cita fonte judicial.

A acusação diz que Sarkozy excedeu o limite de gastos, utilizando facturação falsa de uma empresa de relações públicas chamada Bygmalion: terá ultrapassado o limite de gastos estipulado por lei em 18 milhões de euros.

Em vez de aparecerem como gastos com campanha, eram indicados como despesas do partido do candidato - Os Republicanos.

O advogado de Nicolas Sarkozy, Thierry Herzog, já descreveu o processo como "fútil", anunciado que o ex-Presidente irá recorrer contra a decisão de ser julgado. Herzog sublinha o facto de apenas um dos dois magistrados que conduziu o processo ter subscrito a decisão final de ir a julgamento. "O claro desacordo entre os dois magistrados encarregues desta situação é um facto tão raro que merece ser sublinhado, pois ilustra a futilidade da decisão", afirmou, numa declaração.

Para além do antigo líder francês, outras 13 pessoas também serão julgadas pelo mesmo caso, que na imprensa é conhecido como o “caso Bygmalion”.

O eventual julgamento de Sarkozy surge numa altura em que os políticos franceses se encontram sob escrutínio devido aos gastos. Ao longo dos últimos dias o candidato conservador François Fillon tem enfrentado acusações de fraude, por alegadamente ter pago centenas de milhares de euros à sua mulher por serviços que nunca foram prestados. Fillon já reconheceu que agiu de forma pouco sensata, mas o escândalo tem-no prejudicado e segundo uma sondagem publicada esta semana está em terceiro lugar na corrida à presidencia francesa.

[Notícia actualizada às 13h41]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dr Xico
    07 fev, 2017 Lisboa 11:04
    A Europa está suja de tantos corruptos no poder. Isto tem tudo para acabar mal e não demora muito que os populistas ganhem várias eleições. Os partidos não conseguem livra-se dos corruptos e o povo já percebeu que todos querem mama e poder, não vai demorar muito para termos 10/15 TRUMPS NA EUROPA

Destaques V+